Saudável e barato: aposte neste grupo de alimentos da estação

Mais comuns na primavera, estes cinco hortifrútis acrescentam substâncias antioxidantes na sua dieta sem pesar no bolso

Por Eliane Contreras Atualizado em 17 fev 2020, 15h06 - Publicado em 12 set 2017, 20h38

Por que priorizar verduras, legumes e frutas da estação? Simples: são mais saudáveis para o corpo e o bolso. Para o corpo, porque apresentam seus nutrientes, como vitaminas e minerais, em maior quantidade, além de mais saborosos e suculentos. E pesam menos no bolso por serem encontrados em maior quantidade no mercado e, portanto, a preços mais acessíveis. Mais um bom motivo para você aderir à ideia: é uma atitude sustentável.

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Os alimentos da estação (de setembro a novembro), que selecionamos com ajuda da nutricionista Andreline da Costa Massoud*, do Rio de Janeiro, são riquíssimos em substâncias antioxidantes. Por isso, eles são ótimos para amenizar os efeitos negativos dos radicais livres – moléculas aliadas do envelhecimento e que são produzidas em grande quantidade durante os exercícios intensos. Prepare sua sacola:

abacate
Natalia Bulatova/Thinkstock/Getty Images

ABACATE
É uma fruta encontrada em praticamente todas as estações do ano, mas o auge da safra acontece agora na primavera. Seu principal nutriente, a  gordura monoinsaturada (considerada boa), melhora o perfil lipídico (gordura) do organismo e, com isso, contribui para o aumento da fração HDL, o colesterol bom. Ainda oferece uma boa dose de vitaminas A, E e C – com potencial antioxidante.

Consuma: na salada, na salada de fruta, na forma de maionese (veja receita aqui). Pingue gotas de limão para evitar que o abacate escureça.

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Laranja
Arquivo/BOA FORMA

LARANJA
Principal ingrediente do suco matinal, a laranja pera entrou na nossa listinha porque oferece muito mais que vitamina C. Consumida com a parte branca – fonte de fibras solúveis que ganham a consistência de gel – a fruta ameniza a fome. O bagaço das frutas cítricas ainda concentra ferro, cálcio, magnésio e zinco – bem mais que o sumo –, segundo um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP).

Consuma: cortada em quatro pedaços (é mais fácil de manter a parte branca) e logo após ser aberta para você não perder nada da vitamina C.

cenoura
Pedro Rubens/BOA FORMA

CENOURA
Esta é a melhor época da cenoura. Rica em betacaroteno, substância precursora da vitamina A que, além do efeito antioxidante, protege a saúde da visão e reforça o sistema imunológico – você fica mais resistente a doenças. Aproveite para consumir esse alimento desde já, três meses do verão – período necessário para preparar a pele para a estação do sol.

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Consuma: crua ou cozida al dente para que as fibras sejam preservadas.  

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mamão
Fabio Castelo/BOA FORMA

MAMÃO
Mais um hortifrúti alaranjado em destaque na primavera. Assim como a cenoura, é rico na substância precursora da vitamina A. Ainda tem vitamina C e uma boa quantidade de fibras.

Consuma: puro, na salada de fruta ou de folhas e, ainda, batido na consistência de creme.

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couve
Deborah Maxx/BOA FORMA

COUVE
Crucífera rica em fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar do excesso de toxinas. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. É por isso que a couve é considerada importante para quem não consome leite, queijo e iogurte.

Consuma: batida no suco verde, crua e cortada bem fininha na salada ou refogada.

*Andreline da Costa Massoud, nutricionista especializada em Terapia Nutricional, MBA em gestão e qualidade dos alimentos, e funcionária do Conselho Regional de Nutricionistas, 4ª Região (RJ).

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