Saudável e barato: aposte neste grupo de alimentos da estação

Mais comuns na primavera, estes cinco hortifrútis acrescentam substâncias antioxidantes na sua dieta sem pesar no bolso

Por que priorizar verduras, legumes e frutas da estação? Simples: são mais saudáveis para o corpo e o bolso. Para o corpo, porque apresentam seus nutrientes, como vitaminas e minerais, em maior quantidade, além de mais saborosos e suculentos. E pesam menos no bolso por serem encontrados em maior quantidade no mercado e, portanto, a preços mais acessíveis. Mais um bom motivo para você aderir à ideia: é uma atitude sustentável.

Leia mais: Orgânicos: uma boa aposta 

Os alimentos da estação (de setembro a novembro), que selecionamos com ajuda da nutricionista Andreline da Costa Massoud*, do Rio de Janeiro, são riquíssimos em substâncias antioxidantes. Por isso, eles são ótimos para amenizar os efeitos negativos dos radicais livres – moléculas aliadas do envelhecimento e que são produzidas em grande quantidade durante os exercícios intensos. Prepare sua sacola:

abacate

(Natalia Bulatova/Thinkstock/Getty Images)

ABACATE
É uma fruta encontrada em praticamente todas as estações do ano, mas o auge da safra acontece agora na primavera. Seu principal nutriente, a  gordura monoinsaturada (considerada boa), melhora o perfil lipídico (gordura) do organismo e, com isso, contribui para o aumento da fração HDL, o colesterol bom. Ainda oferece uma boa dose de vitaminas A, E e C – com potencial antioxidante.

Consuma: na salada, na salada de fruta, na forma de maionese (veja receita aqui). Pingue gotas de limão para evitar que o abacate escureça.

Leia mais: 7 receitas com abacate para secar a barriga 

Laranja

(Arquivo/BOA FORMA)

LARANJA
Principal ingrediente do suco matinal, a laranja pera entrou na nossa listinha porque oferece muito mais que vitamina C. Consumida com a parte branca – fonte de fibras solúveis que ganham a consistência de gel – a fruta ameniza a fome. O bagaço das frutas cítricas ainda concentra ferro, cálcio, magnésio e zinco – bem mais que o sumo –, segundo um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP).

Consuma: cortada em quatro pedaços (é mais fácil de manter a parte branca) e logo após ser aberta para você não perder nada da vitamina C.

cenoura

(Pedro Rubens/BOA FORMA)

CENOURA
Esta é a melhor época da cenoura. Rica em betacaroteno, substância precursora da vitamina A que, além do efeito antioxidante, protege a saúde da visão e reforça o sistema imunológico – você fica mais resistente a doenças. Aproveite para consumir esse alimento desde já, três meses do verão – período necessário para preparar a pele para a estação do sol.

Consuma: crua ou cozida al dente para que as fibras sejam preservadas.  

Leia mais: Faça este bolo de cenoura com beterraba sem glúten e lactose

mamão

(Fabio Castelo/BOA FORMA)

MAMÃO
Mais um hortifrúti alaranjado em destaque na primavera. Assim como a cenoura, é rico na substância precursora da vitamina A. Ainda tem vitamina C e uma boa quantidade de fibras.

Consuma: puro, na salada de fruta ou de folhas e, ainda, batido na consistência de creme.

Leia mais: Gaspacho: prepare uma versão com papaia 

couve

(Deborah Maxx/BOA FORMA)

COUVE
Crucífera rica em fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar do excesso de toxinas. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. É por isso que a couve é considerada importante para quem não consome leite, queijo e iogurte.

Consuma: batida no suco verde, crua e cortada bem fininha na salada ou refogada.

*Andreline da Costa Massoud, nutricionista especializada em Terapia Nutricional, MBA em gestão e qualidade dos alimentos, e funcionária do Conselho Regional de Nutricionistas, 4ª Região (RJ).

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s