Continua após publicidade

Por que eu acordo cedo depois de uma noite de bebedeira?

Quando você mais precisa de sono, o seu corpo decide acordar cedo. E, sim, tem a ver com a ingestão de álcool!

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h48 - Publicado em 9 fev 2023, 08h00
acordar cedo depois de beber
Se você também costuma acordar cedo depois de beber, saiba: o álcool é o culpado. (ELEVATE / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma noite de celebração com as amigas ou com os familiares significa uma coisa: muitos brindes e “bons drinks”, como dizem na internet. Acontece que, depois de beber, você não só percebe que o seu sono está super instável, como também que você acorda bem mais cedo do que gostaria. Por que isso acontece? 

COMO A BEBIDA MEXE NO SEU CORPO

O álcool introduz toxinas no corpo que podem causar danos a curto e a longo prazo. O seu organismo responde a essa invasão diluindo essas toxinas, quebrando as suas moléculas e tentando excluí-las do corpo o mais rápido possível. Porém, se você bebe muito e por muito tempo, o seu corpo não consegue fazer esse processo rápido o suficiente, ou de forma eficiente. 

É por isso que, quando você acorda no dia seguinte, você está de ressaca. Os efeitos colaterais do consumo de álcool incluem: desidratação, boca seca, dores de cabeça, sensibilidade a luzes e sons, estômago embrulhado, falta de sono, tontura, câimbras musculares e mal-estar generalizado. 

A presença desses efeitos indica que o seu corpo está usando o suprimento de vitaminas, minerais, eletrólitos e outros nutrientes essenciais para tentar retirar essas toxinas derivadas do álcool da corrente sanguínea. 

A desidratação severa e o consumo em excesso de álcool podem fazer com o que cérebro “encolha” temporariamente, o que também pode “puxar” músculos conectores localizados no crânio, gerando ainda mais dores de cabeça

QUAL A RELAÇÃO DA RESSACA COM O SONO? 

Bom, se você é do time que acorda cedo quando bebe muito, saiba, isso tem uma explicação. Para começo de conversa, o consumo de álcool interfere diretamente com o seu ciclo de sono

Continua após a publicidade

Uma pessoa saudável lida com dois tipos de sono: o REM (Movimentos Oculares Rápidos, na tradução em português) e NREM (Sem Movimentos Oculares Rápidos, na tradução em português). 

O sono REM é aquele considerado mais leve, em que você sonha, e costuma ser dividido em ciclos intercalados períodos NREM, que restaura a mente e o corpo, e ainda repara os músculos. 

Quando você bebe, tende a cair no sono mais rápido e também entrar mais rapidamente em um estado de sono profundo. Por isso, a primeira parte dessa noite de sono parece sempre incrível. Porém, interferências no padrão de sono mexem com os intervalos entre o sono REM e NREM. Resultado: você não tem tantos ciclos REM quanto precisa para dormir bem. 

E, sim, a interrupção faz com que você se sinta pior no dia seguinte. Essa interferência pode acontecer naturalmente quando você, por exemplo, acorda para ir ao banheiro no meio da noite. Quando você bebe, porém, ela fica ainda pior, porque é o resultado do esforço que o seu corpo faz para expelir as toxinas ingeridas

Continua após a publicidade

Quando você bebe, o seu corpo para de produzir glutamina, um aminoácido que tem uma série de funções no corpo, da manutenção da saúde intestinal, até cuidar do sistema imunológico e equalizar os níveis de estresse no organismo. No entanto, mesmo parando de produzir essa substância, o seu corpo continua precisando dela para funcionar. 

O efeito é rebote: o seu corpo percebe a falta e dá o comando para produzir e distribuir glutamina rapidamente para reequilibrar o seu estado de saúde – e é isso que faz você acordar. A produção rápida de glutamina tem um efeito estimulante. 

Além disso, tem a sua bexiga: ela também está participando do processo de tentar reequilibrar o organismo, tentando remover as toxinas do corpo. Mesmo desidratado, o cérebro vai mandar sinais para você esvaziar a bexiga numa tentativa de limpar a corrente sanguínea. Ou seja, você também vai acordar para ir ao banheiro com mais frequência. 

O álcool também pode gerar dificuldades respiratórias e até desencadear roncos – e se você não é uma pessoa que ronca com frequência, tudo isso também pode interferir no sono, principalmente nas primeiras horas do dia. 

Continua após a publicidade

COMO DORMIR BEM DEPOIS DE BEBER

A melhor maneira de evitar todo esse ciclo de interrupções e insônia é preparar o seu corpo antes do consumo de álcool. Isso significa se alimentar bem – oferecendo vitaminas e minerais cruciais para o bom funcionamento do organismo e que vão facilitar o combate às toxinas. 

Outra boa dica é ingerir bebidas esportivas ou repletas de eletrólitos, que evitam a desidratação, antes, durante e depois da bebedeira. Fora isso, vale a máxima: para cada copo de bebida, um copo de água. 

Com isso, o objetivo é preparar e proteger o seu corpo com antecedência, assim, você pode aproveitar alguns drinks e acordar no dia seguinte se sentindo bem. Ah, e uma última ideia: vale a pena parar de beber entre duas e três horas antes de dormir, isso oferece tempo para o organismo começar a liberar o álcool antes de você cair na cama.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.