Canabidiol para insônia: como a substância ajuda a tratar o problema
Segundo estudos, o canabidiol é uma das ferramentas mais eficazes para a insônia. Entenda como ele funciona!
Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, o equivalente a 73 milhões de pessoas com insônia. Dentre as diversas opções de tratamentos à disposição, a ciência tem apontado o canabidiol como um dos agentes mais eficazes para o quadro, por tratar a insônia por meio da interação do sistema endocanabinoide (SEC).
Segundo Daumiro Tanure, médico especialista em cannabis medicinal e Coordenador do Pronto Atendimento Espaço Saúde da Santa Casa de Curitiba, com o canabidiol a indução ao sono ocorre pelos altos níveis de cannabidiol (CBD) e baixos níveis de (THC), promovendo o relaxamento e reduzindo a ansiedade, facilitando a transição para o sono. A seguir, ele explica como a substância funciona nesse caso.
Benefícios do canabidiol para insônia
Como explica Tanure, o canabidiol pode ajudar a aumentar o tempo de duração do sono.
“Uma das principais vantagens é a duração, o que permite que as pessoas durmam por períodos mais longos. A qualidade também melhora, tornando o sono mais profundo e restaurador”, informa o profissional, que também é Membro da SBEC – Sociedade Brasileira do Estudo da Cannabis Sativa e médico do Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide Anna.
“Outro ponto é a redução da latência do sono, que reduz o tempo que o indivíduo leva para adormecer e beneficia aqueles que têm dificuldade para dormir rapidamente”, completa.
Mais uma vantagem do uso do canabidiol, segundo o especialista, é redução da ocorrência de pesadelos, o que beneficia pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou outras condições que causam pesadelos frequentes.
Por fim, o canabidiol também tem efeito relaxante ao acalmar a mente e o corpo, o que é útil para aqueles que sofrem de insônia relacionada ao estresse ou à ansiedade.
“A modulação do ritmo circadiano também é afetada. A cannabis pode ajudar a equilibrar esse ritmo, promovendo um sono mais regular”, finaliza o médico.