Continua após publicidade

Como se livrar da tosse? 6 dicas infalíveis

Seja causada por COVID, seja fruto de uma alergia ou irritação, fazer a tosse ir embora mais rápido é possível

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 12 ago 2022, 08h00
como se livrar da tosse
 (Edward Jenner / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Você contraiu COVID-19, passou pelo período de isolamento, viu o teste ficar negativo, mas continua tossindo insistentemente. Esse, infelizmente, é um quadro comum para muitas pessoas que lidaram com a doença, assim como outras semelhantes (por exemplo, a influenza). Afinal, como se livrar da tosse? 

O QUE É E O QUE CAUSA A TOSSE?

“A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que pode acontecer como defesa de um processo irritativo”, explica a fisioterapeuta integrativa Dra. Danielle Bittencourt

Existem dois tipos de tosse: a seca e a produtiva, e o que as diferencia é a presença de secreção no trato respiratório (comumente chamado ‘catarro’). Fora isso, está associada a vários fatores, mas dentre as causas mais comuns temos: alergias, poluição, baixa umidade e, claro, as infecções por vírus e bactérias. 

COMO É O TRATAMENTO PARA TOSSE? 

“Para um tratamento assertivo é necessário verificar a causa da tosse, mas a maioria dos casos são decorrentes de infecções virais e alergias”, explica Danielle. “Por essas causas, o uso de nebulizadores e duchas a vapor podem ajudar a aliviar o sintoma. Além disso, é fundamental se manter hidratado, principalmente no período agudo das tosses – até mesmo a lavagem nasal feita com soro fisiológico pode ajudar.”

A profissional ainda explica que tratamentos integrativos têm ganhado espaço no mercado como uma solução para questões como a tosse que não passa. A ozonioterapia, por exemplo, age na raiz do problema e alivia diversos sintomas fruto de infecções e alergias, como a tosse. “A terapia é uma ótima opção para quem sofre de problemas respiratórios”, diz. 

AFINAL, COMO SE LIVRAR DA TOSSE? 

O ideal, de acordo com a fisioterapeuta, é procurar um profissional qualificado para avaliar o quadro. Não é comum uma tosse durar mais do que três semanas e, se ela persistir, pode significar a presença de alguma doença ainda não identificada – por exemplo, bronquite, asma e enfisema.

Continua após a publicidade

“Um especialista conseguirá identificar a causa da tosse e auxiliar no tratamento necessário”, explica. 

No mais, veja algumas dicas que podem ajudar você se livrar da tosse: 

1

Pastilhas específicas

Existem no mercado, hoje, muitas opções de pastilhas para a tosse que podem ajudar tanto no alívio imediato do sintoma quanto na sua suspensão. Vale, claro, seguir as orientações de consumo e buscar um médico caso o sintoma persista. 

Continua após a publicidade
2

Umidificador

Principalmente se a tosse for seca, ter um umidificador no ambiente pode ser uma ótima ideia para umidificar as vias aéreas e aliviar o sintoma. Isso é especialmente válido nos meses de inverno, quando o clima fica naturalmente mais seco, colaborando para alergias e irritações do trato respiratório. 

3

Chá

Também são opções válidas: sopas, caldos ou outras bebidas quentes. E o motivo é o mesmo listado acima: eles ajudam a aquecer e umidificar o aparelho respiratório, aliviando a tosse. 

Continua após a publicidade
4

Mel

O mel é um conhecido anti-inflamatório, e pode ajudar a reduzir inflamações na garganta, por exemplo, além de ajudar na liberação do muco acumulado. Uma colher misturada a uma bebida quente pode fazer maravilhas pela sua tosse. 

5

Gargarejo com água salgada

Um estudo desenvolvido em 2019 comprovou que gargarejos com água salgada podem ser muito benéficos para quem lida com uma tosse persistente. Isso porque essa técnica alivia inflamações e colabora para a recuperação dos tecidos. Não só isso, mas o sal é bactericida e ajuda a eliminar bactérias presentes na boca e garganta. 

Continua após a publicidade

Um gargarejo três vezes ao dia pode ajudar a reduzir a tosse em até 2 dias de duração – ou seja, menos tempo tossindo! Para investir na técnica, basta misturar meia colher de chá a um copo de água morna e gargarejar por 30 segundos antes de cuspir a mistura – nunca engula! 

6

Hidratação

Um ponto comum em todos os estudos é a eficácia da hidratação contra a tosse. Ou seja, se você estiver lidando com uma gripe, alergia ou irritação que cause tosse, invista na hidratação! Tome bastante água para garantir que o trato respiratório esteja hidratado e possa se recuperar mais rapidamente. O ideal é evitar a água gelada e mirar na temperatura ambiente. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.