Diabetes: atividade física ajuda na prevenção e no controle da doença
No Dia Mundial do Diabetes, entenda o papel do exercício físico regular e da alimentação equilibrada para a prevenção e para o controle do problema
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, nos últimos dez anos ocorreu um aumento de 26,61% no número de pacientes com a doença no Brasil.
A estimativa da incidência da condição em 2030 é de alcançar o número de 21,5 milhões de brasileiros e 643 milhões de indivíduos em todo o mundo.
O Brasil é o 5º no ranking mundial, sendo que tem 16,8 milhões de adultos (20 a 79 anos) diagnosticados com a doença, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes. O país fica atrás da China, da Índia, dos Estados Unidos e do Paquistão.
O Dia Mundial do Diabetes enfatiza a importância dos cuidados para evitar o distúrbio, especialmente no Brasil, onde há uma alta incidência de casos.
Caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, o diabetes é uma doença metabólica e crônica que tem uma prevalência crescente em todo mundo em razão de uma interação de fatores relacionados, por exemplo, aos maus hábitos da vida moderna.
O distúrbio acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.
Responsável por 90% dos casos, o tipo 2 é a versão mais prevalente e, normalmente, acomete pessoas acima dos 50 anos.
Quais são os sintomas?
Por ser uma doença silenciosa e, muitas vezes, assintomática, a patologia pode demorar anos para ser descoberta. No entanto, alguns sinais podem ser percebidos.
Além da difícil cicatrização, o diabetes se manifesta por meio de sintomas como infecções frequentes, alterações de visão (vista embaçada), formigamento nos membros, fome frequente, vontade de urinar várias vezes ao dia e sede constante.
Como é feito o tratamento?
Para tratar esta doença crônica, a atividade física e alimentação são grandes aliadas. Porém, o tratamento também pode envolver medicações e aplicação de insulina.
Como prevenir e combater o problema?
A causa do diabetes tipos 2 tem ligação com uma alimentação rica em carboidratos e com o sedentarismo. Por essa razão, o profissional de educação física Aurélio Alfieri destaca a importância de se exercitar de forma regular para evitar e para controlar o problema.
“Tanto para evitar a doença, como para o controle dela, um pouco de atividade física diária é fundamental e pode salvar vidas. O que se entende por isso é qualquer atividade que faça a pessoa se sentir levemente ofegante”, afirma Aurélio Alfieri, que também é youtuber e influenciador digital.
Segundo ele, o indivíduo não precisa necessariamente frequentar uma academia e fazer ciclos pesados de exercícios para prevenir a patologia.
“Tarefas simples do dia a dia, como subir as escadas do prédio, caminhar dentro do local de trabalho ou enquanto realiza uma limpeza em casa, isso tudo conta”, destaca o profissional.
Alfieri alerta que os pacientes diagnosticados com o diabetes devem evitar atividades com impacto.
Além disso, é preciso ter uma atenção redobrada com os pés, pois, caso a pessoa apresente rachaduras, calos ou outras feridas, o esforço pode gerar consequências graves em razão da dificuldade de cicatrização dos diabéticos.
“Por isso, são recomendados os exercícios de baixa a média intensidade, como caminhada, pedalada ou natação”, conta.
A intensidade dos movimentos deve variar de acordo com cada indivíduo. “O que pode levar uma pessoa a ficar ofegante pode ser insuficiente para outra e vice-versa, levando-se em consideração características como peso, faixa etária e condicionamento físico de cada um”, fala.
Em relação ao tempo, o profissional de educação física faz uma recomendação baseada em dados da Organização Mundial da Saúde: de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para os adultos.
A alimentação saudável também deve estar em conjunto com a atividade física para a prevenção e para o controle do diabetes.
“O ideal é que seja uma alimentação equilibrada e com menos teor de açúcares, assim como carboidratos em menor quantidade, de preferência sob orientação de um profissional da área de nutrição”, finaliza Alfieri.
Quer ter mais disposição para treinar em 2026? Confira as melhores dicas
5 dicas de pratos leves e sem glúten para incluir no seu dia a dia
Como realizar a lista de desejos para 2026? Entenda o segredo!
Qual a relação entre perda de peso rápida e dor nas costas?
Por que a bebida alcoólica interfere tanto no desempenho de quem pratica atividades físicas?





