Continua após publicidade

Março Amarelo: 5 verdades sobre a endometriose

A condição não tem cura, e pode até mesmo se desenvolver em outras partes do corpo além dos arredores do útero

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 8 mar 2023, 15h31 - Publicado em 8 mar 2023, 15h12

No Brasil, a endometriose acomete 7 milhões de brasileiras, principalmente na fase reprodutiva. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença, que é difícil de diagnosticar, é a responsável por quadros de infertilidade em 40% dos casos. A campanha Março Amarelo tem o objetivo de conscientizar e alertar a respeito dessa condição que pode gerar sérias dificuldades na vida da mulher, especialmente quando não é tratada da forma adequada.

Silenciosa e dolorosa, a endometriose ocorre quando o endométrio, tecido que envolve a parte interna do útero e o prepara para o desenvolvimento da gestação quando há fecundação, não é expelido na menstruação da maneira correta e acaba crescendo em outras regiões do corpo, provocando inúmeros desconfortos, como fortes cólicas, dores na relação sexual e dificuldade para engravidar.

A seguir, o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista, obstetra e autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”, relata cinco verdades sobre a doença:

 

1
Continua após a publicidade

 

Não tem cura

Verdade. A doença que compromete o sistema reprodutor feminino persiste por toda a vida da mulher. No entanto, existem medidas que podem ajudar a controlá-la.

Diante disso, para ter uma qualidade de vida melhor e se livrar dos incômodos gerados pelo problema, é essencial que a mulher faça consultas regulares ao médico, relate tudo o que sente e siga as orientações recomendadas.

Continua após a publicidade
2

Causa dores

Verdade. Os principais sintomas da endometriose incluem a dor pélvica, que se manifesta principalmente em casos mais severos, em que a paciente sente dor à palpação. Porém, nem sempre isso acontece.

3
Continua após a publicidade

O uso prolongado de anticoncepcionais pode “mascarar” a doença

Verdade. Muitas vezes, os anticoncepcionais são indicados como tratamento e controle dos sintomas da endometriose e, por isso, eles realmente podem encobrir a existência do problema.

4

Pode afetar diversos órgãos

Verdade. Ainda que ela seja uma doença que é observada com mais frequência na cavidade pélvica e que não se espalha, a endometriose pode sim se desenvolver em outros órgãos que estão localizados nas cavidades abdominais e torácicas.

Inclusive, vale ressaltar que os diferentes tipos de endometriose são classificados de acordo com a localização das lesões, com o grau de comprometimento dos órgãos e com a sua profundidade.

5

É uma condição genética

Talvez. O risco de desenvolvê-la é maior em mulheres que têm a mãe ou a irmã diagnosticadas com a doença.

 

 

Publicidade