Tomar vitamina C é tão bom quanto caminhada matinal

A pesquisa da Universidade do Colorado revelou que o consumo diário de vitamina C pode ser tão eficaz para o organismo quanto a sua caminhada. Será? Os cientistas afirmam que sim!

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 28 out 2016, 04h10 - Publicado em 9 set 2015, 16h04

Um estudo realizado pela Universidade do Colorado, Estados Unidos, revelou que tomar vitamina C todos os dias pode ter os mesmo efeitos que exercícios cardiovasculares, em pessoas obesas ou acima do peso. Então, se você é da turma que tem preguiça de acordar para caminhar, os resultados deste novo estudo pode ser animador.

Os vasos sanguíneos das pessoas com sobrepeso ou obesas têm uma atividade da chamada endotelina (ET-1) – peptídeos que promovem constrição dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial. Com isso, o risco de desenvolver doenças vasculares se eleva. Neste caso, o exercício físico entra como um ótimo aliado quando o assunto é reduzir a atividade de ET-1.

A novidade, porém, é que os cientistas descobriram que a suplementação diária de vitamina C (500 mg /dia) reduziu a constrição dos vasos, tanto quanto o exercício. Os resultados foram apresentados na 14ª Conferência Internacional sobre Endotelina: fisiologia, patologia e terapêutica, na Georgia, EUA.

Publicidade