Ao noivar, influencer muda hábitos e enxuga 13% de gordura

Após mudar suas prioridades, a influenciadora fitness Aline Mareto passou de 25% de gordura corporal para 12%

Aos 26 anos, Aline Mareto vem ganhando fama como influenciadora fitness em Vitória. Mas, até 2015, quando foi pedida em casamento, a capixaba trocava a academia por horas extras de sono e não abria mão de um bom prato de massa. Depois de mudar as prioridades da agenda, ela reduziu em 13% seu percentual de gordura. A seguir, leia o depoimento completo:

“Nunca fui gordinha – o máximo que cheguei a vestir foi 40. Apesar de me incomodar com a celulite e o culote, ficava mais inconformada por não ter disposição para praticar esporte. Quando criança, participava de campeonatos de ginástica olímpica e amava as aulas de educação física.

Como podia ter me transformado em uma adulta sedentária? Eu bem sei a verdade… Dois anos atrás, o estágio e a faculdade de administração me consumiam: saía de manhãzinha e voltava à noite para casa. Quando chegava, só pensava em deitar na cama e dormir. Até me matriculei algumas vezes na academia, só que acabava desistindo. Mudar a rotina faz com que a gente saia da zona de conforto, e no começo nunca é fácil. Por isso, no tempo livre, eu preferia descansar.

Na hora de escolher o que comer, também ia pelo caminho mais fácil: pão de queijo, sanduíche de presunto, brigadeiro. O que estava na minha frente eu pegava (ainda mais que minha mãe tem uma ótima mão para doces). Para mim, apenas essas opções eram saborosas – não gostava de verduras nem legumes. Minhas roupas já não caíam tão bem, mas só decidi mudar quando fui pedida em casamento. Tinha o sonho de subir ao altar com um vestido sereia, bem justinho no quadril. Foi aí que comecei um projeto de noivinha em forma.

Primeiro, procurei um nutricionista na minha cidade, mas a nova alimentação me deixava com muita fome. A dieta pode ser restrita, só que precisa saciar, senão você acaba abandonando. Então, fui atrás de um coach brasileiro que mora nos Estados Unidos. Ele monta meu treino, meu cardápio e faz todo o acompanhamento online. Sabe uma tática que surtiu muito efeito? Tirar fotos de biquíni a cada 15 dias. Às vezes, a gente nem percebe que o corpo está se transformando, mas, ao compará-lo com o de algumas semanas antes, vê que a coxa desinchou e a barriga diminuiu.

Como sempre gostei de esportes, bastou me organizar para levar os treinos a sério. Variava as modalidades de cárdio para não enjoar – muay thai, escada, bike, corrida… Nunca ouvi ninguém dizer que se arrependeu depois de ter ido à academia. Então, quando a preguiça batia, pensava: se você não for, vai lamentar depois. No final, sempre me sentia bem malhando.

Confesso que difícil mesmo foi a parte da alimentação. Era daquelas que, no restaurante, pediam o melhor prato de massa – até tirava a carne do risoto. Então, no começo, evitava sair com minhas amigas até pegar gosto pelas comidas saudáveis. O paladar se acostuma (mesmo!). Para disfarçar, colocava molho de mostarda, limão, azeite e orégano na salada. Também adoro néctar de coco, que é mais agridoce. Na bolsa, sempre levo barrinhas de proteína e monto marmitas com batata-doce cozida e abacate. Assim, não devoro o que tem na lanchonete quando sinto fome.

Em um ano e meio, passei de 25% de gordura corporal para 12% (visto 36 e peso 57 quilos). Claro que, em alguns momentos, saí da dieta. A ansiedade com o casório já me fez comer uma barra inteira de chocolate. Quando isso acontece, tento não pensar no deslize e volto à rotina. Não adianta querer compensar cortando totalmente o carboidrato ou se matando na academia. Todas as minhas escolhas saudáveis são espontâneas e alegres. Não sofro mais para me alimentar bem nem para treinar e amo a definição de corpo que conquistei.”

Aline Mareto top, fila,
r$ 100; short, lauf, r$ 199; tênis, nike, R$ 450 (preços pesquisados em dezembro de 2017).

top, fila,
r$ 100; short, lauf, r$ 199; tênis, nike, R$ 450 (preços pesquisados em dezembro de 2017). (Eduardo Svezia / Arquivo Pessoal/BOA FORMA)

Altura: 1,67 m
Peso: 60 kg
Conquista: reduziu
 a gordura corporal de 25 para 12%

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Três dicas para mudar rotina

1. Tenha uma meta

“Traçar um objetivo faz toda a diferença quando estiver estressada ou ansiosa. Basta lembrar qual é sua verdadeira prioridade.”

2. Registre os resultados

“Não fique apenas com os números da balança. Meu peso não mudou muito, mas troquei gordura por músculos. Meça a circunferência da cintura, das pernas e dos braços.”

3. Não se cobre tanto

“Deslizes acontecem e você não deve se punir por eles. Confie: aos poucos, as novas escolhas se transformam em hábitos.”

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