Não curte academia? Os estúdios fitness são a solução para você

Graças ao clima personalizado e aos treinos eficientes, eles vêm conquistando cada vez mais gente. Entenda essa tendência

Você chega à academia e tem só uma hora para treinar. Só que a musculação e o spinning estão lotados. Você vai para a esteira, mas correr não é sua praia. Mais dez minutos de escada… Olha o relógio: deu o prazo e nem um bombom foi queimado. Acontece com você? Normal. Com pouco tempo fica difícil aproveitar todas as aulas e aparelhos descritos no site da academia. Falta foco! Não à toa, lá fora, os estúdios fitness vêm conquistando quem busca um treino personalizado e eficiente – e que não pese no bolso.

Leia mais: Conheça o estúdio americano que oferece aulas de escalada indoor

Agora, empreendedores começam a trazer a tendência para o Brasil. A sacada deles: perceber que, assim como as escolas de dança e os boxes de crossfit, outras atividades – como corrida, bike, boxe e até alongamento! – também podem oferecer aulas com hora marcada em um local exclusivo.

A seguir, a BOA FORMA apresenta um novo jeito para incinerar centenas de calorias, fazer amigos e mudar de uma vez por todas sua rotina fitness:

Pague pelo que consome

Toda a tecnologia ultramoderna e a extensa grade horária das academias mais badaladas do momento até podem despertar a musa fitness dentro de você. Mas de nada adianta tudo isso quando sobra apenas 60 minutos do dia para se exercitar – é como ter um bufê espetacular ao seu dispor e comer apenas 50 gramas. Você investe muito para consumir pouco.

Por isso, em vez de adotar uma salgada mensalidade, os estúdios usam um sistema de aulas que são compradas de forma avulsa: você abre a carteira somente quando malhar. E quem curtir o treino consegue ainda fechar pacotes que barateiam cada sessão (nos estúdios de São Paulo, o preço cai de 55 para 40 reais, em média). No final do mês, você paga pelo que realmente fez.

Leia mais: Três fatos sobre o descanso entre treinos que você precisa saber

Diversifique

montagem-fitness-estudios-2 Nos estúdios fitness, você pode comprar aulas avulsas de bike, funcional, corrida, boxe e até ballet fitness!

Nos estúdios fitness, você pode comprar aulas avulsas de bike, funcional, corrida, boxe e até ballet fitness! (Eduardo Svezia/BOA FORMA)

Correr, pedalar ou lutar é tão bom que nem dá vontade de fazer musculação, né? Mas, mesmo que o aeróbico encha o corpo de endorfina, o trabalho de força é essencial para evitar lesões. Muitos estúdios também oferecem treinos funcionais: como os da Just Run, que combinam tiros na esteira com movimentos específicos para a corrida.

Pouco tempo, muito resultado

Acelerar na esteira do seu prédio assistindo a um programa na TV até serve para colocar o corpo em atividade. Mas contar com a orientação de um profissional e a empolgação de outros corredores é o que aproximará você da sua meta fitness. “Treinar em um local especializado no esporte me incentiva a manter a intensidade dos tiros bem alta porque aproveito o conhecimento do professor e o estímulo das outras pessoas para não desanimar”, diz a digital influencer Karol Macedo, que frequenta o Just Run Club, novo point de corrida indoor em São Paulo.

Fique por dentro: Novo estúdio fitness oferece aulas avulsas de funcional com luta

Outra vantagem: já que o agendamento das aulas é feito no próprio site dos estúdios (como se fosse um cinema), você nunca fica de tênis abanando, sem espaço para suar o top. A praticidade atraiu até a influenciadora Gabriela Pugliesi, sócia da Velocity, que tem franquias em São Paulo, Campinas (interior do estado) e no Rio de Janeiro. “Deixo uma roupa de ginástica no carro e, quando sobra um tempinho, já checo se tem bike livre. Como eles fornecem tudo para o banho, não preciso carregar uma malona”, diz Gabi.

Bombando na gringa

Nos Estados Unidos, todo dia, novas modalidades ganham casa própria. A BOA FORMA torce para que elas cheguem por aqui.

Cityrow (Nova York): A máquina ergométrica de remo virou febre lá fora: ela preserva articulações sem deixar cair a intensidade do exercício e, claro, define braços, core e pernas.

Power Stretch Studio (Nova York e Miami): Esqueça as calorias, esse estúdio foca em relaxar a musculatura, lubrificar as articulações e melhorar a postura dos frequentadores.

TRX Training Center (São Francisco): Puxar, agachar, empurrar, saltar… As variações feitas com a fita de suspensão são tão infinitas que o acessório ganhou um espaço só para ele.

Entenda: Aprenda a respirar do jeito certo durante exercícios intensos

Detalhes que fazem a diferença

Imagine treinar em uma sala com os equipamentos mais modernos do mercado e iluminação que acompanha o ritmo da música. Na telona ao lado do professor, aparece o desempenho de cada aluno – para você se dedicar até a última gota de suor. Garrafa de água, toalhinha, xampu e até maquiagem são mimos à disposição. O objetivo: criar um ambiente mais pessoal e fazer o cliente se sentir exclusivo.

No Be Fit, em São Paulo, estúdio de ballet fitness de Betina Dantas, criadora do método, aulas com apenas 15 alunas permitem que cada uma receba atenção especial. Na SoulBox, também na capital paulista, as amantes de boxe contam com sacos de pancada individuais que calculam a potência dos socos e chutes. Já as ciclistas de plantão treinam o corpo todo nas aulas de bike da Velocity, que mais parecem uma verdadeira balada.

Minha galera

Como quem frequenta os estúdios costuma ter uma vibe bem parecida, a horário do treino deixa de ser um momento individual de sofrimento e se transforma em um verdadeiro evento social. O ambiente com tantos detalhes específicos (ringue, deque, placas com frases motivacionais…) se torna o cenário perfeito para uma foto no Instagram #AtitudeBoaForma. E, já que os espaços são pequenos e aconchegantes, a integração entre os alunos rola de um jeito natural. “Muita gente que era sedentária acaba atraída pelo estilo descontraído”, diz Shane Young, sócio-administrador da Velocity.

Também vale conhecer

Tecfit

A estrela do local é o XBody, um colete eletroestimulador que aciona 350 músculos de forma simultânea. Com ele no corpo, você executa exercícios iguais aos da academia, só que sem peso, e alcança em 20 minutos os mesmos resultados de três horas de um treino de força.

3050 Crossfit

De olho no aumento do número de mulheres crossfiteiras, o boxe oferece os mesmos mimos dos outros estúdios (secador, toalha, lanchonete fit…) e uma decoração mais convidativa, só que, claro, sem deixar de lado a exigência da modalidade.

30 graus

A rede de academias Bio Ritmo lançou, em abril, o primeiro Mall Fitness do Brasil, que reúne várias modalidades. O local ainda cobra mensalidade, mas logo você poderá pagar por aula avulsa e escolher, por exemplo, se está a fim de Race Bootcamp ou de Squad Functional.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s