Crossfit Games: conheça a mulher mais bem condicionada do mundo
A australiana Tia-Clair Toomey venceu a 11ª edição da competição, que terminou no último domingo (06)
O Crossfit Games 2017, a olimpíada da modalidade, que aconteceu em Madison, Wisconsin, nos EUA, chegou ao fim neste domingo (6) e premiou a australiana Tia-Clair Tommey como a mulher mais bem condicionada do mundo. Também estavam no pódio sua compatriota Kara Webb (apenas dois pontos atrás!) e a islandesa Annie Thorisdottir (que venceu em 2011 e 2012). Entre os homens, o primeiro lugar ficou novamente com o americano Mat Fraser (recordista em pontuação), seguido pelo canadense Brent Fikowski e o australiano Ricky Garard.
Leia mais: Crossfit: 4 dicas de atleta para melhorar a sua performance
Foram quatro dias de competição com provas surpresas (sim, os atletas não sabem o que vão encarar!), nos quais, Tia-Claire liderou três deles. Ela e os demais participantes de elite – são 40 homens e 40 mulheres selecionados no mundo todo – encararam desafios como natação, ciclismo, levantamento de peso, corrida com obstáculos, escalada na corda e deadlift com um kettlebell de 56 kg. Descubra, abaixo, três curiosidades sobre a campeã Tia-Clair.
1. Ela começou na corredora
when she wasn’t playing netball, swimming in the river or riding motorbikes
Tia-Clair nasceu em Brisbane, na Austrália, onde nadava no rio, pilotava motos e jogava netbol. Sua carreira como atleta começou na corrida (seu pai ficava na linha de chegada gritando para que ela fosse mais rápido). Só em 2013, quando conheceu o crossfit, ela passou a treinar levantamento de peso. Hoje, aos 24 anos, a australiana pesa 58 kg, distribuídos em 1,58 m.
Veja também: Posso fazer crossfit mesmo sem nunca ter treinado nada antes?
https://www.instagram.com/p/BXbIvxqgbai/?taken-by=crossfitgames
2. Já foi vice nas duas últimas edições
Em 2015, Tia-Clair foi considerada uma grande surpresa no pódio dos jogos. Além de disputar pela primeira vez o Crossfit Games, a australiana não se destacou tanto nas provas – só que, como os participantes somam os pontos ao longo dos quatro dias, ela conseguiu ficar no topo da tabela graças à sua regularidade. Assim como em 2015, no ano passado, Tia-Clair conquistou o segundo lugar atrás da islandesa Katrin Tanja Daviosdottir, que ficou em quinto na edição de 2017.
3. Participou da Olimpíada do Rio, em 2016
Apesar de criticada por não se dedicar exclusivamente ao esporte, Tia-Clair veio ao Rio de Janeiro disputar o levantamento de peso. Ela ficou em 14º após carregar 82 kg no snatch (quando você levanta a barra acima da cabeça com os joelhos flexionados) e 107 kg no clean and jerk (quando você apoia a barra nos ombros antes de erguê-la). “Dez vezes melhor. Tipo, cem vezes melhor”, disse a australiana ao comparar o CrossfitGames com a Olimpíada.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA