O que é triatlo e por que vale a pena apostar na modalidade

Nadar, pedalar e correr – sim, em sequência – pode ser melhor do que apostar todas as fichas em um único esporte. Duvida?

Há cada vez mais mulheres praticando triatlo (o Instagram não mente!). Muitas aderiram à modalidade após baterem suas metas no esporte de origem (“O que vem depois da maratona?”). Outras porque o combo corrida, pedalada e natação, apesar de rigoroso, ajuda a evitar contusões típicas de corredores – um terço deles sofre algum tipo de lesão, segundo uma pesquisa publicada na revista científica Orthopaedic Journal of Sports Medicine. “Ao alternar o exercício, você varia a exigência sobre os músculos, o que beneficia a recuperação”, diz o médico do esporte Guilherme Dilda, da clínica CareClub, em São Paulo.

Foi assim que a paulista Clarissa Brito, 27 anos, chegou ao triatlo. Ela corria longas distâncias quase todos os dias, até que uma lesão antiga no joelho voltou a incomodar. A solução foi trocar o tênis pela bicicleta por um tempo. Surpresa: ela tomou gosto pelo pedal e, como sempre nadou, somar as três modalidades pareceu natural. Adepta há seis meses do #NadaPedalaCorre, Clarissa já se arrisca em provas de triatlo sprint e até pegou pódio amador em algumas delas. “O esporte tem muitos detalhes e variações, o que o torna bem difícil, mas também quase impossível de enjoar”, diz Clarissa.

Três vezes mais benefícios

O shape de Clarissa, que já era sequinho, ficou definido ainda mais com o triatlo (na última prova, ela chegou a queimar 1 500 calorias!). Como o esporte promove estímulos diferentes, o corpo não sai tão desgastado como acontece depois de uma meia maratona.

“As três atividades juntas se complementam na parte muscular: o ciclismo é campeão para tornear coxas e glúteos, a corrida trabalha pernas e abdômen, enquanto a natação aciona o tronco e os membros superiores”, diz o coach Cássio Abreu, da Run&Fun, em São Paulo.

Para quem está começando, o ideal é praticar cada modalidade duas vezes por semana (é provável que você precise treinar em dois períodos do dia) e ainda reservar um tempo para a musculação. Ah! E não se esqueça do day off, ok?

Número certo

O triatlo não é só para quem aguenta longas distâncias. As provas para iniciantes podem ter menos de duas horas.

Sprint: 750 m (natação) / 20 km (ciclismo) / 5 km (corrida)
Olímpico: 1,5 km (natação) / 40 km (ciclismo) / 10 km (corrida)
Meio Ironman: 1,9 km (natação) / 90 km (ciclismo) / 21 km (corrida)
Ironman: 3,8 km (natação) / 180 km (ciclismo) / 42 km (corrida)

Triatleta Nutella sim, e daí?

Para conseguir realizar seus treinos de ciclismo com as ruas ainda tranquilas, as triatletas preferem sair de casa beeem cedinho. Mas 
tudo bem se não rolar para você. “O triatlo não é tão limitador como 
as pessoas costumam pensar. Dá para praticar todas as modalidades dentro da academia, eliminando o problema do trânsito e do preço dos equipamentos”, afirma Jullian Salgueiro, triatleta e organizador de provas indoor.

Dica: antes de investir em uma bike speed ou em um traje sofisticado de natação, experimente o esporte por alguns meses para ver se ele é a sua praia. “Menos custo não significa menor eficiência. O treino na academia tem benefícios e exigências bem parecidas às do outdoor e é capaz de deixá-la pronta para encarar a primeira prova de rua”, diz Cássio.

O segredo é ter o acompanhamento de um treinador para montar sua planilha. “Nos países com inverno muito rigoroso, até os atletas profissionais se exercitam em locais fechados antes das competições”, conta Jullian. Assim fica mais fácil, né?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Prato triplo

Não estranhe se sentir sonolência e mais fome no começo – para compensar o alto gasto energético, você deve aumentar a quantidade de carbo ao longo do dia. “Durante a prova, ingira uma fonte energética de rápida absorção, como gel ou bananinha, na troca entre cada modalidade”, diz a nutricionista esportiva Julia Vasconcellos, da CareClub.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s