Corrida: 3 truques mentais para melhorar seus resultados
O coach Bruno Zanuto ensina como treinar a cabeça para ir ainda mais longe na modalidade
Ao correr, em qual quilômetro você trava? A solução para transpor essa barreira pode estar na sua cabeça (e não nas pernas!). O coach Bruno Zanuto ensina truques mentais para você conquistar suas metas na corrida.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Estes truques podem ser parte de um treino mental para os corredores, já que trabalhar a mente é tão importante quanto treinar os músculos e o condicionamento físico. Concentre-se na sua respiração e em seu corpo durante a corrida e lembre-se destas dicas:
TRUQUES MENTAIS PARA CORRIDA: COMO TRABALHAR A MENTE
1. Acredite em você
“Não dá mais” ou “Estou cansada” são pensamentos que costumam invadir nossa cabeça em um treino puxado. “Esse ‘diálogo’ suga nossa energia, o que sabota o rendimento”, alerta o ex-atleta Bruno. Jogue a falta de confiança para fora da pista e foque nos motivos que a incentivam a correr – reduzir o stress, encontrar os amigos. “O vínculo emocional fará com que a atividade ganhe um sentido e seja mais proveitosa.”
2. Foque no agora
Assim que calçar o tênis, esqueça as pendências do trabalho. “Estudos mostram que corredores que passam por um stress mental têm uma queda de 30% no desempenho.” Preste atenção no seu corpo – vale sentir a respiração ou contar os passos. “Quando sua cabeça for para outro lugar, volte ao momento presente”, recomenda Bruno.
3. Faça um treino mental
“Para evitar frustrações, resgate as corridas em que se saiu bem e se lembre da evolução conquistada até agora – anote o desempenho em cada treino.” Na manhã da próxima prova, pratique a técnica dos “100 segundos”: 15 segundos respirando + 10 de autoafirmação (pense “Eu sou…”) + 30 visualizando seu maior desafio (o 3o km, por exemplo) + 30 mentalizando sua grande conquista (como reduzindo o tempo final) e o que isso significa + 15 respirando.