Corrida: 3 truques mentais para melhorar seus resultados
O coach Bruno Zanuto ensina como treinar a cabeça para ir ainda mais longe na modalidade
Ao correr, em qual quilômetro você trava? A solução para transpor essa barreira pode estar na sua cabeça (e não nas pernas!). O coach Bruno Zanuto ensina truques mentais para você conquistar suas metas na corrida.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Estes truques podem ser parte de um treino mental para os corredores, já que trabalhar a mente é tão importante quanto treinar os músculos e o condicionamento físico. Concentre-se na sua respiração e em seu corpo durante a corrida e lembre-se destas dicas:
TRUQUES MENTAIS PARA CORRIDA: COMO TRABALHAR A MENTE
1. Acredite em você
“Não dá mais” ou “Estou cansada” são pensamentos que costumam invadir nossa cabeça em um treino puxado. “Esse ‘diálogo’ suga nossa energia, o que sabota o rendimento”, alerta o ex-atleta Bruno. Jogue a falta de confiança para fora da pista e foque nos motivos que a incentivam a correr – reduzir o stress, encontrar os amigos. “O vínculo emocional fará com que a atividade ganhe um sentido e seja mais proveitosa.”
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjUwNjUxLCJ0aXRsZSI6IkVzcGVjaWFsaXN0YXMgZW5zaW5hbSBjb21vIGVzY29saGVyIHNldSB0JiN4RUE7bmlzIHBhcmEgYSBjb3JyaWRhIn1d[/abril-veja-tambem]
2. Foque no agora
Assim que calçar o tênis, esqueça as pendências do trabalho. “Estudos mostram que corredores que passam por um stress mental têm uma queda de 30% no desempenho.” Preste atenção no seu corpo – vale sentir a respiração ou contar os passos. “Quando sua cabeça for para outro lugar, volte ao momento presente”, recomenda Bruno.
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjQ3NTgxLCJ0aXRsZSI6Ik8gcXVlIGFjb250ZWNlIGNvbSBzZXUgY29ycG8gZHVyYW50ZSB1bWEgcHJvdmEgZGUgY29ycmlkYSJ9XQ==[/abril-veja-tambem]
3. Faça um treino mental
“Para evitar frustrações, resgate as corridas em que se saiu bem e se lembre da evolução conquistada até agora – anote o desempenho em cada treino.” Na manhã da próxima prova, pratique a técnica dos “100 segundos”: 15 segundos respirando + 10 de autoafirmação (pense “Eu sou…”) + 30 visualizando seu maior desafio (o 3o km, por exemplo) + 30 mentalizando sua grande conquista (como reduzindo o tempo final) e o que isso significa + 15 respirando.





