Abdominal: benefícios e como fazer o exercício

Veja também as variações do movimento

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h43 - Publicado em 8 Maio 2023, 08h32
como fazer abdominal
 (vadimguzhva/Pexels)
Continua após publicidade

O abdominal é um exercício de peso corporal que você pode fazer em qualquer lugar sem usar nenhum equipamento. É recomendado para tonificar os músculos e construir uma barriga forte e definida.

BENEFÍCIOS DO ABDOMINAL

Embora os abdominais não ajudem a queimar muitas calorias ou gordura, eles ajudam a aumentar a densidade e a flexibilidade dos músculos, melhorar a postura corporal e aumentar a mobilidade.

Os benefícios de abdominais regulares incluem a construção de “tanquinho” (os músculos medicinalmente conhecidos como reto abdominal). No entanto, não é muito eficaz em outros grupos musculares da região. Portanto, muitas variações, como abdominal reverso, abdominal em bicicleta, abdominal oblíquo, abdominal vertical, etc., foram desenvolvidas para ajudar a atingir os oblíquos (extrema esquerda e direita do abdômen), pelve, região lombar, quadris e coluna.

A seguir mais benefícios de incluir o abdominal no seu treino.

1

Núcleo Forte

Seu corpo depende muito de seu núcleo para atividades como caminhar, sentar, levantar, etc. Portanto, os abdominais visam vários músculos em uma área, fortalecendo-os e sincronizando-os melhor. Isso ajuda seu corpo a realizar todas essas atividades facilmente de maneira equilibrada e estável.

2

Postura Melhorada

Um núcleo fraco geralmente leva a dores nas costas e lesões musculares, devido às quais sua postura pode ficar ruim. As flexões são uma ótima maneira de melhorar sua postura, trabalhando em seu núcleo e fortalecendo-o. Também ajuda a reduzir a dor nas costas e proporciona relaxamento.

No entanto, você deve consultar um médico ou um treinador profissional antes de fazer abdominais se tiver uma má postura devido a uma lesão ou acidente.

Continua após a publicidade
3

Mais massa muscular

Fazendo exercícios de treinamento de força, as flexões ajudam a construir massa muscular, o que melhora sua força e também é considerado visualmente atraente. Portanto, os abdominais são excelentes se você quiser construir abdominais. Você também pode adicionar pesos para construir mais massa muscular.

4

Perda de peso

Embora possa não ser tanto quanto cardio ou outros exercícios, a quantidade significativa de energia usada significa calorias queimadas. Isso acaba resultando em uma perda de peso lenta.

Outra maneira pela qual as flexões ajudam na perda de peso é fortalecer os músculos necessários para perder peso.

Continua após a publicidade
5

Melhor Saúde Cardiovascular

Por serem exercícios de alta intensidade, os abdominais levam ao funcionamento acelerado do coração, responsável por várias funções importantes do corpo. Fazer abdominais regularmente pode treinar seu coração para intensificar essas funções para sincronizar com seu corpo em vários momentos. Isso leva a um sistema cardiovascular mais saudável e eficaz.

6

Nenhum equipamento necessário

Como os abdominais são exercícios de peso corporal, não há necessidade de equipamentos para realizá-los nos níveis básico e intermediário. No entanto, indivíduos de treinamento avançado podem adicionar pesos para obter mais força para intensificar os treinos.

COMO FAZER UM ABDOMINAL E SUAS VARIAÇÕES

Continua após a publicidade

Aqui estão algumas variações de abdominais que você pode fazer para trabalhar todos os músculos do núcleo:

ABDOMINAL SUPRA (O BÁSICO)

dor lombar abdominais
(Jonathan Borba/Pexels)

Deite-se de costas, dobre os joelhos e coloque as mãos atrás da cabeça. Agora puxe o abdômen, a cabeça e o ombro para cima e enrole-se, avançando em direção ao joelho, volte e repita.

ABDOMINAL INFRA

abdominal
(Fabio Heizenreder/BOA FORMA)
Continua após a publicidade

Deite-se de costas, com as mãos colocadas sob a coluna para apoio. Alise os pés no chão enquanto os joelhos estão dobrados. Levante a parte superior das costas e as pernas a 90 graus, puxe-as em direção à barriga, retorne de maneira controlada e repita. A variação das flexões reversas beneficia os músculos abdominais inferiores.

ABDOMINAL BICICLETA

treino-abdominal
(jacoblund/Thinkstock/Getty Images)

Deite-se de costas, dobre os joelhos e coloque as mãos atrás da cabeça. Estique a perna esquerda para a frente e puxe o joelho direito em direção ao peito enquanto estende o cotovelo esquerdo para encontrar o joelho.

Volte e faça o mesmo com o joelho esquerdo e o cotovelo direito. Em seguida, repita até que um movimento cíclico seja criado. Os benefícios das flexões de bicicleta estão centrados nos músculos reto abdominal e oblíquos.

ABDOMINAL REMADOR

Abdominal completo
(Luciano Munhoz/Luciano Munhoz)

Deite-se de costas, estique as pernas e coloque as mãos para o alto. Levante a parte superior do corpo ao mesmo tempo que dobra os joelhos em direção ao peito. Abrace o joelho e volte a deitar-se esticando todo o corpo Em seguida, repita. Este exercício beneficia os músculos reto abdominal e das pernas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.