Continua após publicidade

Por que (e como) fazer o exercício superman

Veja o passo a passo correto e os benefícios do movimento

Por Giovana Santos
Atualizado em 13 out 2023, 13h16 - Publicado em 9 set 2022, 09h31

A maioria dos atletas (sejam eles profissionais ou amadores) das academias prefere os exercícios na máquina ou com halteres. Mas a verdade é que os movimentos feitos com o peso corporal têm as suas vantagens. Um exemplo é o chamado exercício superman. 

“Chama superman porque imita a posição de voo do super-homem, e é o primeiro treino da nossa vida”, diz Waldyr Maciel, personal trainer e gestor técnico da academia Les Cinq Gym. Isso porque os bebês amam fortalecer o corpo durante o chamado tummy time. “E é algo que nunca devemos deixar de fazer, porque é responsável pela sustentação da coluna.”

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO SUPERMAN E PARA QUE SERVE

De acordo com o personal, o movimento é considerado de hipertrofia, e os músculos mais trabalhados incluem core, ombro e posteriores de coxa. Isso sem falar dos grupos musculares da coluna e dos glúteos. 

Ele também cita os principais benefícios: 

  • Evita e diminui problemas na coluna;
  • Enrijece os músculos do tronco; 
  • Corrige a postura; 
  • Reduz a gordura localizada; 
  • Fortalece o abdômen; 
  • Tonifica os glúteos; 
  • Melhora a resistência muscular; 
  • Melhora a consciência corporal, proporciona mais firmeza e equilíbrio ao corpo;
  • Queima calorias, acelerando o metabolismo e aumentando a massa magra;
  • Alivia o estresse, melhora a qualidade do sono e produz os hormônios da felicidade.

COMO FAZER

exercício-superman

Continua após a publicidade

Contraia os músculos do glúteo e das costas, você deve se esticar o máximo que puder, como se alguém estivesse te puxando pelas mãos e pelos pés.

Lembrando agora do superman, você deve ficar com a cabeça entre os braços e o rosto para baixo — sim, isso mesmo que você pensou, como se estivesse voando e com a visão de cima de uma cidade. E não olhe para a frente. 

Fique na posição por cerca de 30 segundos, ou o máximo de tempo que conseguir. Descanse mais 30 segundos. Repita essa série quatro vezes. 

Para facilitar a execução, mantenha os pés na largura do quadril. Para dificultar, deixe as pernas juntas. Mantenha o abdômen contraído durante toda a execução do movimento e inspire e solte o ar de forma lenta. Inspire no alto novamente e comece a soltar o ar e descer devagar até encostar os pés e as mãos no chão. Tente aumentar a intensidade progressivamente.”

Publicidade