Continua após publicidade

Exercícios conjugados: benefícios de fazer movimentos juntos

Estratégia de treino proporciona maior agilidade no treino dos praticantes. Confira como fazer os exercícios conjugados da forma certa

Por Ana Paula Ferreira
18 jul 2023, 15h09

Ótima estratégia para aumentar o gasto calórico e deixar o treino mais dinâmico e rápido, os exercícios conjugados são uma espécie de circuito no qual o descanso entre um exercício e outro é mínimo.

De acordo com educadores físicos Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, CEO da Red Fitness, o objetivo desse tipo de atividade física é exercitar o mesmo grupo muscular de uma única vez, para que o músculo entre em fadiga mais rápido.

Saiba, a seguir, tudo sobre essa estratégia de treino, que pede atenção redobrada para evitar lesões.

Como funcionam os exercícios conjugados

Esse tipo de treino consiste em otimizar o tempo ao unir dois exercícios no mesmo momento.

Como exemplo, os profissionais usaram o agachamento livre com cadeira extensora: o aluno faz o agachamento e, já na sequência sem descanso, a cadeira extensora. Só aí que é feita a pausa para repouso para, depois, realizar novamente as duas atividades.

Continua após a publicidade

“No modelo tradicional, o aluno faria as repetições e descansaria, repetindo por duas ou três vezes a mesma ação para só então ir para o próximo aparelho. Agora, com o conjugado, o treino é mais dinâmico. Porém sempre vale ressaltar que o descanso entre as séries tem que ser respeitado”, avisa Godoi.

Estratégia deixa o treino mais rápido

Os profissionais explicam que o treino se torna mais rápido com os exercícios conjugados, mas não menos eficiente.

“Isso acontece porque os intervalos de descanso são menores devido às combinações. Além disso, toda a atividade não precisa ultrapassar 60 minutos de duração, porque o foco aqui é a eficiência, qualidade e segurança”, explica Carvalho.

Benefícios dos exercícios conjugados

Segundo Godoi, trata-se de uma ótima estratégia de treinamento que proporciona muitos benefícios fisiológicos, aumento do gasto calórico, economia de tempo e deixa o treino mais dinâmico.

Continua após a publicidade

“Vale ressaltar que essa prática deve sempre ser recomendada e acompanhada por um profissional, para evitar carga excessiva e lesões”, orienta ele.

O que não fazer

Evitar treinamentos com pesos livres ou em máquinas, pois a chance de lesão aumenta quando realizados da maneira errada.

“Uma das lesões mais comuns por sobrecarga é a fratura por stress, que acontece justamente quando não são respeitados os limites do corpo”, explica Godoi.

Como diminuir as chances de lesão

“Não deixe de se aquecer e se alongar, respeite os limites do seu corpo, sempre faça atividades com orientação de profissionais e é muito importante sempre fazer avaliação médica antes de começar. Esses são passos simples para evitar problemas no futuro”, finalizam os educadores.

Publicidade