Os melhores exercícios (só com o peso do corpo) para os glúteos

Quem disse que treinar em casa não dá resultado?

Por Giovana Santos Atualizado em 21 fev 2022, 19h42 - Publicado em 24 mar 2022, 10h00

Incluir exercícios para os glúteos na sua rotina de treinos vai muito além da estética, sabia? Quando você não trabalha a região adequadamente, podem ocorrer desde desequilíbrios musculares até lesões em outros esportes (como a corrida).

Mas é possível malhar o bumbum em casa, sem equipamentos? “O treino com peso corporal é sim eficaz tanto para quem é iniciante e deseja um discreto aumento da massa muscular, quanto para quem já tem uma rotina de treinos e quer manter o tônus muscular”, diz o profissional de educação física Guilherme Leme, gerente do departamento técnico do Grupo Smart Fit e especialista em musculação e treinamento de força.

Contudo, para quem é mais experiente (ou deseja resultados mais expressivos de hipertrofia e força), uma sessão sem equipamentos e máquinas se mostra bastante limitada. “O que explica isso é a dificuldade em aplicar o princípio da sobrecarga, que é determinante para o processo. O nosso corpo precisa de incrementos de peso e aumento do nível de tensão mecânica no tecido muscular ao longo do tempo para que ele responda de forma satisfatória”, afirma o profissional.

Outra questão importante é variar os ângulos dos movimento para estimular o maior número possível de feixes musculares. “E isso fica difícil sem equipamentos, polias e outros acessórios.”

Mas se o seu objetivo é outro, você pode (e deve!) praticar exercícios para os glúteos com o peso do corpo. A seguir, o especialista indica os principais:

EXERCÍCIOS PARA OS GLÚTEOS COM O PESO DO CORPO

1

AGACHAMENTO

exercícios para os glúteos com o peso do corpo
MART PRODUCTION/Pexels

Para executar o agachamento corretamente, é necessário afastar as pernas e deixar os pés abertos na largura dos ombros e totalmente apoiados no chão. Os joelhos devem ser flexionados, e você precisa jogar o quadril para baixo e para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária. Mas lembre-se: deixe as costas eretas.

2

AGACHAMENTO BÚLGARO

Fique de costas para uma escada (ou banco). Apoie um dos pés em cima do degrau, e o outro deve ficar no chão, atrás. Mantendo o alinhamento dos pés, a coluna reta e o abdômen contraído, flexione o joelho até deixá-lo em um ângulo de 90 graus. Em seguida, retorne à posição inicial.

3

AGACHAMENTO SUMÔ

exercícios para os glúteos com o peso do corpo
MART PRODUCTION/Pexels
Continua após a publicidade

O agachamento sumô se parece com o agachamento simples, apenas exige que você afaste mais os pés, virando-os ligeiramente para fora.

4

AFUNDO

exercícios para os glúteos com o peso do corpo
Mikhail Nilov/Pexels

Em pé, coloque um pé na frente do outro, e desça até seus joelhos formarem ângulos de 90° (o joelho da frente não pode ultrapassar a linha do pé). O joelho de trás afunda na direção do chão. Repita trocando as pernas.

5

PASSADA

exercícios para os glúteos com o peso do corpo
Maksim Goncharenok/Pexels

Em pé, inspire e dê um passo longo para frente, sem curvar o tronco, até que a coxa da frente fique em posição horizontal. Faça força com a perna da frente para levantar e dê outro passo, agora com a outra perna.

6

PASSADA LATERAL

exercícios para os glúteos com o peso do corpo
MART PRODUCTION/Pexels

Fique em pé com os pés na largura dos ombros e os dedos apontados para a frente. Em seguida, dê um grande passo para a direita, afundando os quadris para trás e dobrando o joelho direito para ficar alinhado diretamente com o pé direito. Faça força com a perna direita para levantar e repita com a outra perna.

7

ELEVAÇÃO PÉLVICA (BI OU UNILATERAL)

Deite de barriga para cima, apoie os dois pés no chão e deixe os joelhos flexionados. Em seguida, eleve o quadril e retorne.

Para dificultar as coisas, tire um pé do chão e repita o exercício com apenas um pé apoiado. Depois, troque as pernas.

Continua após a publicidade

Publicidade