Como montar seu treino de abdômen: dicas para todos os níveis

Confira quais são os movimentos focados no abdômen mais indicados para quem está começando e quem já tem mais experiência

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 29 jan 2025, 09h48 - Publicado em 28 jan 2025, 12h00
Veja quais são os exercícios mais indicados para cada nível de treinamento
Veja quais são os exercícios mais indicados para cada nível de treinamento (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Assim como qualquer outro exercício físico, o treino de abdômen deve ser adaptado para o nível de condicionamento de cada pessoa. Assim, é possível apostar em abdominais mais indicados para quem está começando a se exercitar ou aqueles que já têm mais conhecimento dos treinos e uma melhor consciência corporal.

 

De acordo com o personal trainer Marcio Lui, esses movimentos são ótimos para quem treina regularmente e precisa fortalecer o núcleo do corpo (ou core), e melhorar a postura, o equilíbrio e a estabilidade durante outros exercícios.

“Para iniciantes, os abdominais podem ser um bom ponto de partida para construir resistência e preparar o corpo para exercícios mais avançados, já que prática regular deles fortalece o núcleo, melhora a postura e estabilidade, reduz o risco de lesões nas costas e pode ajudar a tonificar os músculos abdominais”, ele aponta, indicando, ainda, incluir exercícios de crunches e prancha na rotina de treinos.

Já para pessoas mais experientes, Lui sugere exercícios avançados como a prancha lateral, a elevação de pernas e as rotações oblíquas, pois eles podem elevar o nível do treino.

Dicas para fazer abdominais

Segundo Marcio Lui, há três orientações importantes para seguir na hora de fazer qualquer abdominal:

  1. Mantenha a postura adequada;
  2. Respire regularmente;
  3. Evite tensionar o pescoço.
Continua após a publicidade

O personal trainer ressalta que também é possível apostar em exercícios combinados, como cardio e treino de resistência, por exemplo, que são benéficos para a queima de gordura e a performance geral.

“Combinar abdominais com exercícios compostos, como agachamentos e levantamentos, fortalece o corpo de maneira mais equilibrada”, complementa

Treino de abdominal

A seguir, o profissional montou duas sugestões de treino de abdominal, sendo um focado em iniciantes e o outro em pessoas mais avançadas. Confira e coloque em prática!

Treino de abdominal para iniciantes

1

Abdominal supra curto

  • Realizar de 3x de 10 a 15 repetições.

Deite-se de costas no chão com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça, com os dedos entrelaçados, mas evite puxar o pescoço para cima Contraia os músculos do abdômen e levante os ombros e a parte superior das costas do chão. Mantenha o controle do movimento, fazendo uma leve flexão de tronco e expire enquanto realiza a contração. Volte à posição inicial.

Continua após a publicidade
2

Abdominal infra

  • Realizar 3x 10 a 15 repetições
Continua após a publicidade

Eleve as pernas estendidas e depois volte a posição inicial, mantendo as costas apoiadas e as mãos na região lombar e com a cabeça apoiada.

3

Abdominal perna elevada para iniciantes

  • Ficar de 20 a 30 segundos
Continua após a publicidade

Essa opção de abdominal é feita de forma isométrica. Uma vez que a força se dá pelo tempo de permanência na postura.   Para fazer o abdominal com perna elevada, deite no chão. Depois, levante as pernas semiflexionadas. Em seguida, levante o tronco e faça força no abdômen. Os braços podem ficar retos na lateral do corpo, tocando o chão

4

Abdominal supra

  • Fazer de 10 a 15 repetições.

Para realizá-lo, deite-se de costas, levante as pernas e as deixe semi-flexionadas e, em seguida, levante o tronco, tentando aproximar cabeça dos joelhos.

Continua após a publicidade

Treino de abdominal para avançados

1

Abdominal supra completo

  • Realizar 3x 15 a 20 repetições

Deite-se de costas no chão com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça, com os dedos entrelaçados, mas evite puxar o pescoço para cima Contraia os músculos do abdômen e levante os ombros e a parte superior das costas do chão. Mantenha o controle do movimento, subindo com o tronco o mais alto possível e expire enquanto realiza a contração. Volte à posição inicial.

2

Abdominal infra

  • Realizar 3x 15 a 20 repetições

Eleve as pernas estendidas e o quadril depois volte a posição inicial, mantendo as costas apoiadas os braços ao lado do corpo

3

Abdominal pernas elevadas

  • Realizar 3×30 a 60 segundos

Essa opção de abdominal é feita de forma isométrica. Uma vez que a força se dá pelo tempo de permanência na postura.   Para fazer o abdominal com perna elevada, deite no chão. Depois, levante as pernas semiflexionadas. Em seguida, levante o tronco e faça força no abdômen. Os braços podem ficar retos na lateral do corpo, sem tocar o chão.

4

Abdominal supra

  • Realizar 3×15 a 20 repetições

Para realizá-lo, deite-se de costas, levante as pernas estendidas em direção ao teto e, em seguida, levante o tronco, tentando tocar os pés.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.