Continua após publicidade

Treino de bike de Alicia Keys: resultado é muito fôlego e pernas fortes

Modalidade queridinha de Alicia Keys, a bike indoor faz bem não só para o corpo, mas também para a mente. Conheça os benefícios!

Por Ana Paula Ferreira
31 Maio 2023, 08h00

Alicia Keys mostrou que, aos 42 anos, segue com o fôlego nas alturas ao fazer apresentações memoráveis durante uma breve passagem pelo Brasil em seu tour pela América Latina.

Quem acompanha a cantora nas redes sociais, sabe que são raras as publicações onde ela aparece treinando. Isso, contudo, não quer dizer que as atividades físicas não façam parte de sua rotina.

Para começar, todo o seu trabalho em cima do palco funciona como um verdadeiro treino aeróbico, uma vez que ela está sempre em movimento. Além disso, o cardio também está presente em seu dia a dia, através da bike indoor.

Treino de Alicia Keys com bike indoor

Alicia Keys contou em seu Instagram no fim de 2022 que, todo dia, inicia sua rotina com uma sessão de pedal em sua própria casa.

“É assim que começo minha manhã! Eu preciso disso. Para manter o foco, para ser mais forte, para me lembrar que NADA pode me parar. Nem eu mesma”, escreveu ela na legenda de um vídeo em que aparece pedalando.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Alicia Keys (@aliciakeys)

Não à toa, a cantora chama atenção sempre que aparece com as pernas à mostra, uma vez que um dos benefícios do treino de bike é o fortalecimento dos membros inferiores.

De acordo com Gustavo Berkhout, personal trainer e head coach da Spin’n Soul, outro efeito positivo da modalidade é o alto gasto calórico, sem contar nos cuidados para a saúde.

“Entre os principais, estão o fortalecimento dos sistemas cardíaco, vascular e respiratório, além das melhoras significativas no controle do colesterol, da hipertensão e do diabetes”, ele aponta.

Continua após a publicidade

Segundo o profissional, a prática de bike indoor também oferece ganhos para a saúde mental.

“O fluxo intenso libera altas quantidades de endorfinas. Estas, por sua vez, são substâncias bioquímicas analgésicas, ou seja, ajudam a aliviar dores, estresse e ansiedade, dando instantaneamente uma sensação de prazer, relaxamento e bem-estar.”

Por fim, esse tipo de treino, segundo Berkhou, pode ser uma boa alternativa de treino de cardio para quem tem problemas nos joelhos, na coluna ou qualquer outra condição que limite as possibilidades de exercícios.

“Como ele oferece um impacto mínimo nas articulações, acaba se tornando uma excelente opção aeróbica”, afirma.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Alicia Keys (@aliciakeys)

Dicas para otimizar o treino de bike indoor

De acordo com Jr. Mau Mau, professor da Cia. Athletica, existem alguns truques que ajudam a melhorar sua performance no treino de bike indoor.

Tome nota e aproveite o melhor dos benefícios dessa modalidade!

1
Continua após a publicidade

Ajuste a bicicleta para você

Antes de subir na bike, se posicione em pé ao lado do banco e o regule na altura do osso do quadril. Depois, quando sentar, o seu joelho deve ficar um pouco flexionado quando o pedal estiver embaixo. Quanto ao guidão, mantenha-o mais alto do que a linha do banco, para deixar a pedalada mais confortável.

2

Use um frequencímetro

O acessório ajudará a monitorar sua frequência cardíaca durante o treino de bike, tornando mais fácil saber como anda a queima de gordura, uma vez que ele é capaz de mostrar se você está abaixo ou acima da chamada zona-alvo, deixando o treino eficaz.

3
Continua após a publicidade

Aposte no banco em gel para ter mais conforto

É comum sentir desconforto e até mesmo dor ao usar o banco da bike durante os treinos, já que você pedala sentada em vários momentos da aula.

A dica para evitar isso é usar uma capinha de gel encaixada no banco ou, então, uma bermuda que tenha proteção extra no bumbum para amortecer esse contato.

4

Se hidrate ao longo do treino

Para manter um bom rendimento, tenha sempre por perto uma garrafa de água ou isotônico quando for pedalar. Este, inclusive, ajuda não só a evitar a desidratação, mas também repõe os sais minerais e carboidratos eliminados pelo suor, ajudando no aumento da energia e evitando a fadiga.

Vale dizer, contudo, que algumas dessas bebidas podem ser bastante calóricas. Então, antes de consumir, dê uma boa olhada no rótulo do produto.

Publicidade