Continua após publicidade

Benefícios do treino de glúteos vão além da estética

Fortalecer a musculatura glútea pode auxiliar na prevenção e na reabilitação de lesões no joelho e no quadril

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 16 nov 2022, 11h30
Mulher treinando glúteos
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Muitas mulheres treinam os glúteos em busca do tão sonhado “bumbum na nuca”. Entretanto, os benefícios do fortalecimento da musculatura do glúteo vão além da estética. Na verdade, o treino da região também pode atuar como uma alternativa para o tratamento de patologias do joelho e do quadril.

De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, malhar os glúteos “auxilia no controle da região lombo pélvica, uma vez que consiste em uma musculatura muito utilizada e necessária para alguns esportes, por exemplo, a corrida”.

O treino da musculatura dos glúteos faz parte do processo de reabilitação de algumas patologias, como as dores anteriores nos joelhos, tendinopatias e bursite no quadril. Com esse músculo em bom funcionamento, até mesmo movimentos de subir e descer escadas, levantar e sentar da cadeira podem ser favorecidos.

Existe uma divisão nesse grupo muscular, sendo que ela corresponde ao glúteo máximo, médio e mínimo. Os três músculos são responsáveis pelo movimento de extensão, abdução e rotação lateral da coxa.

Ainda não há estudos suficientes que comprovem o papel dos glúteos na postura do tronco. Por essa razão, não é possível afirmar que ele desempenha uma função quando falamos de boa postura.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que existe uma relação biomecânica dos glúteos com o movimento de dobrar o tronco para a frente e na manutenção de nos manter em pé.

Devido ao fato de que a musculatura glútea está diretamente ligada à estabilização da pelve e do quadril, ela auxilia na transmissão de força e no controle para os membros inferiores. Segundo estudos, o fortalecimento dos glúteos possui uma relação com a prevenção de lesão no joelho e no quadril.

“Estender e abduzir o quadril, auxiliar na rotação do quadril e no controle de tronco na marcha, corrida e agachamento, por exemplo”, explica o fisioterapeuta a respeito da função desse grupo muscular.

Continua após a publicidade

Diante disso, no ponto de vista terapêutico, fortalecer essa região do corpo em conjunto com outras ações necessárias pode melhorar a performance do atleta em alguns esportes, além de promover a prevenção e a recuperação de lesões no quadril e nos joelhos.

Assim como os outros músculos, os glúteos devem ser malhados com o objetivo de melhorar o equilíbrio do corpo, no caso dos membros inferiores.

Segundo Breno Sampaio, os melhores exercícios para treinar a musculatura glútea são: “ponte com as 2 pernas ou uma, agachamento unipodal ou biopodal, marcha lateral e ostra”.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.