Continua após publicidade

Pesquisa aponta crescimento histórico do número de vegetarianos no Brasil

Levantamento conduzido pelo IBOPE registrou que, desde 2012, 75% mais pessoas deixaram de comer carne no país

Por Camila Junqueira, Luiza Monteiro
Atualizado em 21 out 2024, 17h31 - Publicado em 29 Maio 2018, 19h04
mulher-prato-vegetariano
 (bit245/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

O Brasil tem cada vez menos pessoas comendo carne. Atualmente, 14% da população se declara vegetariana, segundo uma nova pesquisa do IBOPE Inteligência, publicada em abril de 2018. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, o índice sobe para 16%.

Os números representam cerca de 30 milhões de brasileiros que optaram por tirar a proteína animal da dieta. Mais da metade dos entrevistados, cerca de 60%, declararam ainda que consumiriam mais itens veganos (sem qualquer ingrediente de origem animal) se houvesse indicação nas embalagens ou se fossem mais baratos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e realizada em 142 municípios das cinco regiões do país. Em 2012, o mesmo estudo indicou que apenas 8% da população nas áreas metropolitanas não ingeriam carne, o que mostra um aumento de 75% de vegetarianos nas grandes cidades.

Está pensando em entrar para essa estatística? Motivos não faltam: sabe-se que comer menos carne pode reduzir a inflamação no organismo, o nível de colesterol ruim e o risco de desenvolver diabetes, além de aumentar a imunidade.

Sem contar que essa é uma forma de proteger o meio ambiente – a agropecuária é um setor com grande responsabilidade pela emissão de gases de efeito estufa. Se não quiser tirar a vaca ou frango do cardápio, tudo bem. Na medida do possível, prefira versões orgânicas e consuma-as de forma consciente. Sua saúde e o planeta agradecem!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.