Pesquisa aponta crescimento histórico do número de vegetarianos no Brasil

Levantamento conduzido pelo IBOPE registrou que, desde 2012, 75% mais pessoas deixaram de comer carne no país

Por Camila Junqueira, Luiza Monteiro - Atualizado em 30 Maio 2018, 16h43 - Publicado em 29 Maio 2018, 19h04

O Brasil tem cada vez menos pessoas comendo carne. Atualmente, 14% da população se declara vegetariana, segundo uma nova pesquisa do IBOPE Inteligência, publicada em abril de 2018. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, o índice sobe para 16%.

Os números representam cerca de 30 milhões de brasileiros que optaram por tirar a proteína animal da dieta. Mais da metade dos entrevistados, cerca de 60%, declararam ainda que consumiriam mais itens veganos (sem qualquer ingrediente de origem animal) se houvesse indicação nas embalagens ou se fossem mais baratos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e realizada em 142 municípios das cinco regiões do país. Em 2012, o mesmo estudo indicou que apenas 8% da população nas áreas metropolitanas não ingeriam carne, o que mostra um aumento de 75% de vegetarianos nas grandes cidades.

Está pensando em entrar para essa estatística? Motivos não faltam: sabe-se que comer menos carne pode reduzir a inflamação no organismo, o nível de colesterol ruim e o risco de desenvolver diabetes, além de aumentar a imunidade.

Sem contar que essa é uma forma de proteger o meio ambiente a agropecuária é um setor com grande responsabilidade pela emissão de gases de efeito estufa. Se não quiser tirar a vaca ou frango do cardápio, tudo bem. Na medida do possível, prefira versões orgânicas e consuma-as de forma consciente. Sua saúde e o planeta agradecem!

Continua após a publicidade
Publicidade