Sem energia? 3 alimentos que combatem o cansaço

Os ingredientes certos podem dar aquele up de que você precisa

Se a bateria está fraca – você já acorda sem ânimo, piora durante o dia e à noite pula a academia para cair logo na cama –, aposte em alimentos que aumentam a produção de energia.

1. Água

Quando você esquece de beber água suficiente, vem a fadiga. Isso porque o organismo precisa no mínimo de 1 litro por dia para realizar as funções vitais. Coma também alimentos com bastante líquido (melancia, melão), segundo a nutricionista Gisela Savioli, autora do livro Alimente Bem Suas Emoções (Edições Loyola).

Veja também

2. Arroz integral

Refeições com cereais refinados (massa e arroz brancos) provocam picos de insulina (hormônio que leva a glicose para dentro das células) seguidos de cansaço. Daí aquele soninho no meio da tarde depois de um almoço pesado. O arroz integral, por ser rico em fibras, mantém a energia mais estável. Consuma uma colher de servir por dia. Quinoa e batata-doce também são ótimas escolhas.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Limão

A vitamina C da fruta reduz os processos inflamatórios (que
 o stress, por exemplo, induz) 
e favorece a absorção de ferro. Com isso, você afasta o risco de anemia – desequilíbrio que drena a energia.

Quer aproveitar todos os benefícios? Prepare uma limonada suíça – a casca é onde o limão mais concentra a vitamina de que você precisa para vencer
 o cansaço e não é ela que
 dá o amargor, mas sim a parte branca do fruto. A especialista em nutrição ayurveda Xanda Fogaça, de Belo Horizonte, ensina outra alternativa: ralar a casca da fruta em saladas, sopas e peixes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s