Continua após publicidade

5 ervas e plantas que amenizam o stress e ajudam a relaxar

Aposte nessas opções quando estiver precisando dar uma relaxada

Por Caroline Randmer (Colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 17h39 - Publicado em 6 jun 2017, 16h54
Xícara de chá com limão
 (Liudmila Shabalovskaya/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Acelga

Cheia de magnésio, ela estimula reações no cérebro que dão um boost nos níveis de energia. “O mineral, em combinação com o triptofano presente na composição da folha, é precursor da serotonina, que confere sensação de bem-estar e alívio da tensão”, explica Maria Flávia Sgavioli, especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.

Leia mais: 14 mitos e verdades sobre a ansiedade

Orégano

Ele contém ácido rosmarínico, substância que combate a depressão, a fadiga e a ansiedade. “Ele também é usado na medicina popular para conferir alívio a cólicas, justamente por reduzir as contrações da região”, diz Maria Flávia.

Continua após a publicidade

Girassol

Suas sementes são uma ótima fonte de ômega-6, que age contra a vasoconstrição e, consequentemente, promove o relaxamento cerebral. “Além disso, são ricas em magnésio, que aliviam a musculatura”, conta Marcela Rossini Montenegro, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

Leia mais: Fibras da semente de girassol melhoram o trânsito intestinal e ajudam a emagrecer

Camomila

O chá de camomila é recomendado para quem deseja ter uma boa noite de sono: a bebida é rica em ácido cafeico e quercitina, que reduzem o stress. “A planta tem efeito anti-espasmódico, e, por isso, auxilia no relaxamento da musculatura, aliviando também dores abdominais e cólicas”, explica Maria Flávia.

Lavanda

De acordo com uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tratamentos de aromaterapia contra depressão utilizam a essência de lavanda por acalmar o sistema nervoso e proporcionar saum alto nível de relaxamento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.