Câncer: 3 em 10 casos podem ser evitados com vida saudável

De acordo o Instituto Nacional do Câncer, aproximadamente um terço das ocorrências seriam prevenidas com bons hábitos

Cerca de 600 mil novos casos de câncer devem surgir no Brasil em 2018, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde (MS) divulgado nesta sexta (02).

O número preciso da estimativa é de 282.450 ocorrências em mulheres e 300.140 em homens. De acordo com a pesquisa, um terço dos casos poderiam ser evitados se as pessoas levassem um estilo de vida mais saudável.

Hábitos como o tabagismo, o alto consumo de álcool e de alimentos industrializados, a obesidade e até o consumo de carne vermelha estão ligados a uma lista de tipos de câncer: de estômago, de esôfago, de próstata, de cólon e reto, de ovário, de corpo e colo do útero, de tireoide, de pulmão e de bexiga.

Os cânceres de maior incidência nas mulheres são:

• Mama
• Intestino
• Colo do útero
• Pulmão
• Glándula tireoide

COMO SE PROTEGER

Dentre as recomendações dos especialistas para manter essas doenças bem longe está seguir uma alimentação saudável – o que inclui comer mais alimentos frescos e ricos em fibras (como frutas, vegetais e hortaliças) e diminuir os alimentos processados, carne vermelha, gordurosos, defumados e produzidos com o uso de agrotóxicos. Não fumar ou se expor à fumaça de pessoas próximas também entram na lista de atitudes para uma vida com menor risco de desenvolver algum tipo de câncer.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Além disso, praticar atividade física, manter o peso corporal dentro das recomendações de saúde, ter os exames periódicos em dia e proteger-se da exposição solar excessiva são costumes para serem adotados na rotina. “Minimize também a ingestão de bebidas alcoólicas e evite, sempre que possível, expor-se à radiação ionizante (como a do raio-X) e à poluição do ar”, afirma Ana Cristina Pinho, diretora-geral do INCA.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s