Vitamina B6 pode ajudar você a lembrar dos seus sonhos, aponta estudo

Na pesquisa australiana, os participantes suplementaram o nutriente, mas ele pode ser encontrado naturalmente na banana, no espinafre, no salmão...

Por Giulia Granchi 9 Maio 2018, 17h44

Quem nunca acordou frustrada por não lembrar dos detalhes de um sonho bom? Segundo um estudo feito pela Universidade de Adelaide, na Austrália, a vitamina B6 – encontrada em alimentos como banana, avelãs, espinafre e em carnes como salmão e frango – pode ajudar a melhorar a memória durante o sono.

Na pesquisa, 100 participantes suplementaram diferentes dosagens da vitamina antes de dormir por cinco dias consecutivos; outro grupo ingeriu pílulas placebo. Aqueles que tomaram 240 mg da substância recordaram até 64% mais informações daquilo que sonharam durante a noite.

De acordo com Denholm Aspy, autor da investigação, uma pessoa gasta, em média, seis anos de sua vida sonhando. “Se somos capazes de nos tornar lúcidos e controlar nossos sonhos, podemos usar nosso tempo de sonhar de forma mais produtiva“, afirmou em artigo publicado no site da universidade australiana.

Segundo os pesquisadores, os benefícios em lembrar daquilo que passa pela nossa mente enquanto dormimos são vários: superar pesadelos, tratar fobias, melhorar a criatividade, aperfeiçoar habilidades motoras e até ajudar na reabilitação de traumas físicos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Os autores do artigo afirmam que mais estudos são necessários para entender se os efeitos de consumir a B6 pela alimentação seriam os mesmos.  “Se ela só funcionar em pessoas com baixa ingestão, é provável que os reflexos das suplementação nos sonhos diminua com o tempo”, disse Denholm.

Continua após a publicidade

Publicidade