Continua após publicidade

Abacaxi: 5 benefícios da fruta para a sua saúde

Conhecida como uma fruta do verão, o abacaxi tem benefícios que passam pela saúde intestinal, do coração e do sistema imunológico

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 5 jan 2023, 13h34 - Publicado em 19 jan 2023, 08h00

Abacaxi combina muito com o verão. E, o melhor, a fruta, que cai bem em sucos, vitaminas e até fresca, como sobremesa, é extremamente benéfica para a saúde como um todo. Quer saber mais? Então, continue lendo para saber quais são os benefícios do abacaxi. 

OS BENEFÍCIOS DO ABACAXI

Além de delicioso, o abacaxi tem nutrientes muito importantes para a boa saúde. Essa fruta, que é a cara do verão, tem vitamina C, cálcio, magnésio e potássio na composição, além de muita água – ou seja, funciona bem como uma forma de manter o corpo hidratado além da água pura.

Abacaxis também contém poderosos antioxidantes e fibras, que com certeza farão o seu intestino muito feliz. O que torna essa fruta famosa, porém, é a sua natureza: por ser da família das bromélias, possui um conjunto de enzimas típico dessas plantas com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e que auxiliam na digestão. 

Continua após a publicidade

Quer mais? Então, vamos lá:

1

Diminui os riscos de doenças crônicas

Continua após a publicidade

Como todos os alimentos ricos em antioxidantes, os abacaxis colaboram para a boa saúde e previnem contra doenças como o câncer e as condições cardíacas. Isso porque combatem os radicais livres – que geram o famoso estresse oxidativo – que danificam as células do organismo e colaboram para o desenvolvimento dessas doenças. 

2

Colabora para o sistema imunológico

Continua após a publicidade

A vitamina C é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, e uma porção de abacaxi contém o equivalente a 79 miligramas desse nutriente, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Isso é quase mais de 100% da necessidade diária para mulheres adultas (que fica em 75 miligramas por dia).  

Além de ajudar o organismo a combater ameaças, como vírus e bactérias, a vitamina C também é importante para a recuperação dos tecidos, incluindo a pele – não à toa ela é uma queridinha das rotinas de skincare

3
Continua após a publicidade

Melhora a digestão

O abacaxi é rico em bromelina, um conjunto de enzimas tradicionais das bromélias com uma variedade de funções. Uma das principais é facilitar o processo digestivo. Além disso, a fruta contém fibras solúveis e insolúveis, ambas essenciais para a saúde intestinal – ainda mais se você lida com problemas como a constipação

4
Continua após a publicidade

Colabora para a saúde do coração

Mais uma vez os antioxidantes entram em cena. Como é rico em vitamina C o abacaxi é uma fruta ótima para quem quer um coração saudável, afinal, ele protege do estresse oxidativo e, por consequência, contra a degeneração das células cardíacas. As fibras solúveis presentes na fruta também auxiliam na diminuição do colesterol “ruim” no organismo.

O potássio, por sua vez, é um mineral vital para o controle da pressão arterial, já que alivia a tensão nas veias sanguíneas, permitindo que o sangue flua mais facilmente. 

5

Colabora para a absorção de ferro

A vitamina C, além de todas as funções, ainda tem mais um papel importante no corpo humano: colaborar para a absorção de ferro. O ferro, por sua vez, trabalha na produção da hemoglobina, uma proteína encontrada no interior das células vermelhas do sangue e que “carrega” o oxigênio pelo corpo – ou seja, quanto mais ferro absorvido corretamente, melhor essas células cumprem a sua função. 

Publicidade