Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

A zona de conforto não é tão confortável assim!

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 24 jun 2023, 08h00
Como sair da zona de conforto
A gente te ajuda nesse processo que pode ser bastante desafiador | (gpointstudio/Freepik)
Continua após publicidade

A zona de conforto é um lugar familiar, onde nos sentimos seguros e protegidos, é um estado em que estamos acostumados com a rotina, sem enfrentar grandes desafios ou riscos. Embora possa parecer confortável permanecer nessa zona, é importante reconhecer que o verdadeiro crescimento e aprimoramento pessoal ocorrem quando saímos dela.

A zona de conforto não é tão confortável assim! Ela pode nos manter estagnados, limitando nosso potencial e restringindo nossas experiências, ela nos impede de explorar novas possibilidades, aprender coisas novas e descobrir nosso verdadeiro potencial. Quando ficamos muito tempo em nossa zona de conforto, corremos o risco de perder oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Para alcançar nosso melhor desempenho e alcançar feitos significativos em nossas vidas, é necessário desafiar e ampliar constantemente essa zona. Isso implica em tomar ações corajosas e enfrentar situações desconhecidas. Ao sair da zona de conforto, podemos descobrir novas habilidades, desenvolver uma mentalidade de crescimento e adquirir uma perspectiva mais ampla sobre o mundo ao nosso redor!

Pode parecer assustador no início, mas é um processo que pode ser realizado de forma gradual e com leveza. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a sair da sua zona de conforto de maneira suave:

1

 

 

Identifique seus medos

Reconheça quais são os medos ou inseguranças que estão mantendo você na sua zona de conforto. Identificar esses medos é o primeiro passo para enfrentá-los e superá-los.

Continua após a publicidade
2

 

 

Estabeleça metas realistas

Defina metas que estejam fora da sua zona de conforto, mas ainda alcançáveis. Comece com pequenos desafios e vá aumentando gradualmente à medida que você ganha confiança.

3

 

 

Aprenda com os erros

Continua após a publicidade

Aceite que ao sair da zona de conforto, você pode cometer erros e enfrentar obstáculos. Veja essas experiências como oportunidades de aprendizado e crescimento, aprender com os erros nos ajuda a nos adaptar e melhorar.

4

 

 

Faça algo novo regularmente

Experimente algo novo todos os dias ou pelo menos com frequência. Pode ser algo simples, como tentar uma nova receita, visitar um lugar diferente ou praticar uma nova atividade física, ao se acostumar a experimentar coisas novas, você estará criando o hábito de sair da sua zona de conforto.

5

 

 

Se coloque em situações desconfortáveis

Continua após a publicidade

Entenda que muitas coisas na vida geram um nível de sofrimento necessário para nosso crescimento. Fazer atividade física ou manter uma alimentação saudável são exemplos de desconfortos necessários.

6

 

Pratique a autocompaixão

Lembre-se de ser gentil consigo mesmo ao sair da sua zona de conforto. Esteja ciente de que nem tudo sairá perfeito e que você está se desafiando para crescer. Seja compassivo consigo mesmo durante o processo e celebre cada pequeno progresso.

Os melhores feitos de nossas vidas muitas vezes acontecem fora da zona de conforto. Ao abraçar o desconhecido, expandimos nossos horizontes, adquirimos novas habilidades e alcançamos níveis mais elevados de satisfação pessoal. Tenha coragem para enfrentar os desafios, mesmo que seja um passo de cada vez, você ficará surpreso com o quão capaz e resiliente você é quando decide sair da sua zona de conforto! 

Continua após a publicidade

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.