Descubra se a sua dieta está fazendo você engordar

Especialistas explicam no #BOAFORMAExperience por que uma relação instável com a comida pode dificultar a perda de peso a levar a transtornos alimentares

Por Manuela Biz - Atualizado em 17 fev 2020, 15h01 - Publicado em 29 out 2017, 15h28

A maioria das pessoas tem consciência de que emagrecer tem tudo a ver com a saúde do corpo. Mas poucos entendem a necessidade de trabalhar a cabeça nesse processo. “Cerca de 30% dos obesos que buscam tratamento na nossa clínica possuem um quadro de compulsão alimentar. E isso é uma doença da mente, não do corpo”, diz o psiquiatra Higor Caldato, da clínica Nutrindo Ideais, em Rio de Janeiro.

Segundo ele e seus parceiros de trabalho, a nutricionista Luna Azevedo e o médico do esporte Guilherme Renke, grande parte das dietas falha e as pessoas sofrem com o efeito sanfona simplesmente porque não mudam o modo como se relacionam com a comida.

Leia maisBella Falconi: “A internet pode gerar frustração nas pessoas”

E isso não se aplica apenas a quem está acima do peso. “Muitos buscam um corpo desejado; não um possível. E para chegar lá passam a ter uma alimentação que chamamos de transtornada. Isso acontece quando a dieta toma conta de suas preocupações e você deixa de sair ou ir a eventos por causa da comida, por medo de extrapolar”, ressalta Higor. Outro sinal de alerta é a culpa depois das refeições, que pode resultar no uso de laxante ou na adoção de um jejum exagerado com a intenção de compensar.

Lembre-se: a alimentação realmente saudável é aquela em que existe flexibilidade. “Uma dieta tem fim determinado e deve marcar uma mudança de vida. Não dá para ficar para sempre seguindo um mesmo plano, principalmente se você não for capaz de fazer escolhas próprias”, acrescenta Luna.

Confira o vídeo na íntegra desta palestra que aconteceu durante o BOA FORMA Experience, no sábado (28), em São Paulo.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo com a newsletter da BOA FORMA

Continua após a publicidade
Publicidade