Por que o combo musculação + dieta seca e define o corpo

Basta combinar os dois hábitos no dia a dia para transformar suas curvas

Por Caroline Randmer (Colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 17h33 - Publicado em 26 set 2017, 13h57
 (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Não é fácil, mas eliminar os pneuzinhos enquanto aumenta o volume das fibras musculares ao mesmo tempo é possível, sim. O truque para obter sucesso nos dois objetivos simultaneamente é abordá-los de maneiras diferentes, mas interligadas. A perda de gordura fica a cargo da dieta e o ganho de massa magra, vem com a musculação.

Leia mais: Treino para secar e ganhar músculos

“A primeira coisa que você precisa saber é que, para perder peso, é preciso um balanço negativo de ingestão calórica”, revela Fabíola Nogueira, educadora física da Bodytech Jardins, em São Paulo. Ou seja, você deve consumir menos calorias do que gasta. Além disso, é importante reforçar o consumo de proteína ao longo do dia. Isso faz com que os seus músculos estejam sempre bem alimentados e não sejam usados como fonte de energia no processo de emagrecimento (o que resultaria em perda de massa magra no lugar da gordura).

O segundo passo é planejar o treino. Enquanto a dieta fica responsável por secar o estoque de gordurinhas e nutrir as fibras musculares, as idas à academia é que farão sua massa magra inflar. “Para que essa estratégia funcione, é preciso apostar em exercícios que exijam adaptações musculares capazes de estimular o organismo a oxidar gorduras e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento dos músculos”, conta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

Leia mais: Quinoa: tudo sobre o carboidrato que você deve incluir na dieta

A melhor opção nesse caso é a musculação. Os estímulos de sobrecarga favorecem a hipertrofia e não elevam a frequência cardíaca a ponto de fazer o corpo usar os estoques de glicogênio (a reserva imediata de energia) em vez da gordura extra para dar conta do exercício. Recorrer a esse primeiro como combustível vai fazer com que você passe o resto do dia com vontade de consumir carboidratos, em especial os doces.

Então, agora, você já sabe: o combo dieta orientada + musculação é a aposta certa para secar e ganhar massa magra. Pode ser que essa dupla não seja exatamente um segredo, mas agora que explicamos como esse processo funciona, apostamos que vai ficar mais fácil se comprometer com seu objetivo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.