Entenda a vermelhidão no rosto do goleiro Alisson Becker

Rosácea ou acne? Qual é o caso do goleiro?

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 25 nov 2022, 18h00
Goleiro Alisson Becker
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Gaúcho de Novo Hamburgo, Alisson Becker é o dono da camisa 1 do Brasil e do Liverpool, na Inglaterra. É o segundo goleiro mais caro da história do futebol e, fora dos campos, chama a atenção pela beleza e também pela vermelhidão na região do rosto.

Alguns dizem que é rosácea e outros acne. No entanto, as duas condições são bem diferentes. Enquanto a acne consiste em um processo inflamatório bacteriano das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, a rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica causada, muitas vezes, pela genética.

Mas, afinal, qual é o caso de Alisson Becker?

A esteticista dermaticista Patrícia Elias explica que o goleiro enfrenta as consequências da rosácea. “A exposição ao sol e situações de estresse são os principais inimigos de quem sofre com este problema”, diz.

“A exposição em excesso ao sol pode ser prejudicial para a saúde da pele, ocasionando a dilatação dos vasos, transpiração excessiva e, como o suor possui sódio, a pele fica sensível. A alta temperatura estimula a produção de sebo que serve de alimento para as bactérias”, completa.

De acordo com a especialista, o uso de um protetor solar com FPS alto, ação calmante e antioxidante, é fundamental para evitar que a rosácea desencadeia pústulas ou até mesmo uma deformação na cartilagem do nariz.

Continua após a publicidade

Mesmo que a Copa do Mundo 2022 tenha sido programada para o final do ano para fugir das altas temperaturas no verão, ainda assim ,no Catar, os termômetros ultrapassam os 30ºC.

Para aliviar a inflamação, Patrícia indica a higienização do rosto com água fria e o uso de um sabonete adequado ao tipo de pele. “A utilização da aloe vera, conhecido também como gel de babosa, misturada com uma gota do óleo essencial de lavanda francesa é muito bom para recuperação da pele. Um tônico calmante ou água termal também são muito bem-vindos”, explica.

A rotina de skincare também pode ser complementada com uma receita caseira simples com chá de camomila. “A camomila atua como anti-inflamatório e calmante potente devido aos compostos químicos presentes em sua composição. A recomendação é utilizar os sachês como compressa gelada no rosto para diminuir a sensação de inchaço e inflamação”, sugere a esteticista.

Continua após a publicidade

Os cuidados com alimentação também são indispensáveis para prevenir o problema. Por isso, comidas com alta concentração de sódio, de açúcar, frituras, pimentas e bebidas alcóolicas devem ser evitadas.

Em conjunto com a ingestão de água, a cúrcuma, o própolis, os alimentos com Vitamina C, o zinco, o magnésio e o betacaroteno auxiliam na prevenção do problema.

O tratamento da rosácea pode ser feito em clínicas de estética a partir do uso de luz pulsada, de led terapia, de Ilib terapia, de ozônio terapia  e de ativos calmantes, por exemplo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.