Cannabis medicinal e idosos: efeitos da substância para a terceira idade

Popular em gerações mais novas, a cannabis medicinal também tem ótimos benefícios para os idosos. Confira quais são eles, segundo especialista em geriatria

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h40 - Publicado em 4 mar 2024, 10h00
Médica geriatra explica como a cannabis medicinal pode beneficiar a saúde na terceira idade
Médica geriatra explica como a cannabis medicinal pode beneficiar a saúde na terceira idade (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Com o evidente envelhecimento da população, são cada vez mais necessários cuidados para manter a qualidade de vida na terceira idade, e é aí que a cannabis medicinal entra como uma forte aliada.

De acordo Letícia Mayer, médica da clínica Gravital, focada em tratamentos à base de cannabis, os derivados da planta podem oferecer diversos benefícios para pacientes idosos, especialmente como alternativas ou complementos a terapias farmacológicas convencionais, muitas vezes insuficientes para controle de sintomas ou acompanhadas de efeitos colaterais significativos.

“As principais condições ou sintomas que podem ser melhorados com esses compostos são dor crônica, insônia, perda de peso, ansiedade e depressão, demências e sintomas da Doença de Parkinson, além do efeito neuroprotetor”, afirma a médica, que é especialista em geriatria e cuidados paliativos.

Resultados no controle de doenças

A médica também explica que, na terceira idade, a cannabis surge como aliada nos casos em que outros recursos já não surtem mais efeito, como as doenças de origem neurológica, que não apresentam tratamento adequado ou são resistentes aos medicamentos.

Continua após a publicidade

“Nesse contexto, os derivados da cannabis surgem com força. Costumo dizer que, frente a doenças sem possibilidade de cura e com poucos recursos terapêuticos, negar a um paciente um tratamento que pode trazer benefícios é até imprudente”, afirma ela.

Além disso, o uso medicinal da planta inclui benefícios como alívio de dores, melhora do sono e do apetite, controle de sintomas ansiosos e depressivos, melhora de condições inflamatórias de maneira geral e de sintomas nas doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

“Idosos com câncer também apresentam benefícios no alívio dos sintomas da quimioterapia. Eles ocorrem, principalmente, quando os canabinoides são associados aos tratamentos direcionados para as doenças causadoras”, explica a profissional.

Continua após a publicidade

Tratamento em casos de demência

A utilização da cannabis no tratamento da demência é um tema de pesquisa em constante evolução, além de muito necessário. Isso porque, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com demência vai crescer em mais de 150% até 2050, passando de 55 milhões para 139 milhões de casos.

Segundo a médica, apesar das pesquisas a respeito da atuação da cannabis em casos de demência ainda estarem em andamento, ela vê na prática evidências dos benefícios. “As melhoras são significativas, especialmente no manejo dos sintomas comportamentais como agitação, agressividade, insônia, perda de apetite e ansiedade. A cannabis medicinal tem potencial para atuar como ansiolítico, sedativo, analgésico e neuroprotetor, ajudando a manejar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e a carga sobre os cuidadores”, afirma ela.

Tempo de resposta ao tratamento na terceira idade

Sobre a melhora dos pacientes, ela explica que isso depende do sintoma que está sendo tratado, além da via de administração dos medicamentos e da sensibilidade individual, já que a resposta aos derivados da cannabis varia muito entre os indivíduos.

“Os efeitos mais rápidos são vistos no sono e podem melhorar já nos primeiros dias. A dor também pode melhorar de maneira relativamente rápida, assim como as náuseas e vômitos associados à quimioterapia. Mas, de maneira geral, costumo dizer que, para as condições crônicas, os benefícios surgem ao longo das primeiras semanas ou meses de tratamento”, finaliza a médica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.