É normal sentir vontade de ir ao banheiro depois do treino?
Acredite, você não está sozinha! Ter vontade de correr para o banheiro depois do treino não é algo incomum. Entenda por que isso acontece!
Alguma vez você já precisou sair correndo da academia porque começou a ter vontade de ir ao banheiro depois do treino? Acredite: sentir necessidade fazer o “número 2” durante ou após as atividades físicas é algo totalmente comum e que acontece por estímulo do nosso próprio organismo.
De acordo com a médica cirurgiã do aparelho digestivo, Vanessa Prado, isso ocorre devido a um movimento chamado peristaltismo intestinal, ou seja, uma contração involuntária que é realizada pelos órgãos do tubo digestivo, da garganta até o ânus, fazendo com que as fezes sejam impulsionadas para seu “destino final” e, assim, gerando a vontade de evacuar.
“O estímulo do treino provoca uma melhora do peristaltismo intestinal. Então é comum, sim, sentir vontade de ir ao banheiro depois que você tiver a prática do exercício físico”, explica a profissional.
E completa: “Além disso, na hora que se faz exercício, também são liberados vários tipos de hormônios, como a endorfina, que também ativa um funcionamento do aparelho gastrointestinal”.
Exercícios que estimulam o melhor funcionamento do intestino
Vanessa explica que, normalmente, os exercícios aeróbicos são mais indicados para o estímulo do intestino.
“A corrida, o transport, a bicicleta… Todos esses são exercícios que estimulam mais o metabolismo intracelular e o peristaltismo intestinal, facilitando, assim, a ida ao banheiro”, ela aponta.
Vale ressaltar que atividades de baixa intensidade também funcionam, portanto, até mesmo uma caminhada de 30 minutos pode contribuir com esse fator.
Porém, para ter resultados melhores em casos de constipação, o ideal é associar a prática com a alta ingestão de água e o consumo de alimentos ricos em fibras.
Ter vontade de ir ao banheiro depois do treino é motivo para alguma preocupação?
Vanessa afirma que esse é um movimento saudável do organismo e, portanto, não deve gerar preocupação.
“A gente estimula sempre o paciente a fazer atividade física justamente para estimular o funcionamento do intestino, para melhorar o peristaltismo intestinal e, através dessa melhora, acabar eliminando as fezes”, ela ressalta.
Por fim, é importante lembrar que, antes de iniciar qualquer prática, o indicado é procurar um médico de confiança para uma avaliação, assim como um educador físico para orientar quanto ao treino mais indicado para cada pessoa.