Como cada signo lida com a culpa

Aprender a superar o sentimento vem de entender da onde ele vem e como você o encara

Por Larissa Serpa Atualizado em 24 ago 2020, 14h02 - Publicado em 18 ago 2020, 08h37

Um dos grandes desafios para o ser humano é superar o sentimento de culpa proveniente da cobrança própria. Aquela sensação de vergonha e arrependimento e a insegurança que vem com ela podem nos afetar de maneira profunda. Mas o primeiro passa para superar é entender como você lida. “As camadas de sentimentos são fatores importantes para se considerar. Não é viável reconhecer o poder das boas emoções na sua vida enquanto ignora a potência de cada sentimento assolador atuando sob você. A culpa é uma dessas emoções que, só de pensar, nos colocamos na defensiva. Emoções assim nunca vão deixar de existir, porém, é possível colocar esse sentimento de vergonha no lugar certo em um sinal de transformação pessoal e social”, explica Tatiane Lisbon, astróloga, influencer e CEO da @papisa_Aqui, ela conta como cada signo lida com a culpa e como você pode superar o sentimento.

  • Mas antes é preciso entender de que culpa estamos falando, que é aquela culpa proveniente da cobrança pessoal. Não é uma culpa por ter feito algo errado com alguém, mas uma culpa por “ser errado”, de certa maneira, por não ser suficiente.

    Todos temos uma expectativa sobre como devemos ser, o quanto devemos fazer, como devemos nos portar e, segundo a astrologia, essa expectativa é diferente para cada signo e, consequentemente, o motivo pelos quais nos sentimos culpados também são diversos. Para esse estudo, entender como as estrelas influenciam essa sensação é um passo importante para se libertar das cobranças pessoais:

    Virgem

    Virgo Zodiac Symbol CSA/Getty Images

    “A necessidade de se sentir útil e fazendo algo bacana pode ser uma perseguidora incansável. Por isso, o desconforto da culpa vem do sentimento de não se sentir o suficiente para alcançar metas impossíveis.”

    Como lidar: “Suavizar as autocríticas é uma dica importante para seguir a jornada com mais tranquilidade. Não é fácil se desapegar dos detalhes, porém aprender durante o processo é o resultado mais perfeito que os Virginianos podem conseguir.”

    Libra

    Libra Zodiac Symbol CSA/Getty Images

    “Quem é do signo de libra pode sentir que precisa ser estimado a todo instante, e com isso, sacrificam a sua autenticidade pela validação social. Os desconfortos surgem desse processo, entre se perder no que é importante para si versus o que é importante para os outros.”

    Como lidar: “A vibe Libriana é ótima como mediadora. É possível manter um centro firme, entendendo pontos de vista extremos e procurando lugares de compreensão que priorizem o bem estar de todos os envolvidos.”

    Como cada signo lida com a culpa: Escorpião

    Scorpio Zodiac Symbol CSA/Getty Images

    “Os pensamentos e sentimentos intensos e profundos com os quais os escorpianos lidam constantemente os fazem sentir como se fossem impiedosos demais. A culpa pode bater junto com a sensação de que pesou demais a mão em algum momento da vida, principalmente quando se trata dos seus sentimentos para com alguém.”

    Como lidar: “Usar essa energia transformadora destrói as ilusões do medo, trazendo as verdades à superfície, obtendo uma cura profunda através de seus processos. Conhecer todas as suas múltiplas facetas é uma das coisas mais poderosas que podemos fazer.”

    Sagitário

    Sagittarius Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “Sagitariano tem uma opinião sobre tudo e paradoxalmente, se cobra muito por isso, pois a necessidade de estar sempre certo vem do medo das incertezas.”

    Como lidar: “Acontece que os nossos medos podem ser poderosos se foram acolhidos com o mínimo de curiosidade sobre si. Quando a busca pelas verdades da vida se une a empatia consigo mesmo e também para com os outros, toda essa potência de visão a longo alcance é convertida em libertação e muito entusiasmo.” 

    Como cada signo lida com a culpa: Capricórnio 

    Capricorn Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “Capricórnio é o signo que representa a busca pelo sucesso através das conquistas pessoais e do status. Colocar isso na balança pesa no oriundo dos sentimentos de inadequação e falta de controle.”

    Como lidar: “Validar suas necessidades consigo mesmo é preciso para que os outros saibam quanto de esforço está sendo oferecido ali. Lidar com os desafios como uma oportunidade de aprender e redirecionar seus propósitos é uma dica razoável a se considerar.”

    Continua após a publicidade

    Aquário

    Aquarius Zodiac Symbol CSA/Getty Images

    “Os aquarianos possuem uma maneira única e excêntrica de ver o mundo. Esse jeito alternativo pode ser muito natural dentro da sua intimidade, mas na hora de compartilhar isso com as outras pessoas, a história toma um outro rumo e o receio de se sentirem socialmente deslocados, é um fator a se considerar.”

    Como lidar: “Para lidar com isso, em vez de ficar na defensiva, seguindo com uma postura rebelde por se sentir diferente, tente entender quais são os motivos pessoais pelos quais você não sente tão pertencente a determinados contextos. Reconhecer a humanidade do mundo dentro de si pode ser uma etapa muito inspiradora da vida de um Aquariano.”

    Peixes

    Pisces Zodiac Symbol CSA/Getty Images

    “A parte mais potente do signo de Peixes está relacionado a sua sensibilidade e a sua intuição. O embaraço vem na hora que não é possível lidar com toda a carga recebida e a necessidade de precisar do auxílio de alguém se torna um gatilho para a sua vulnerabilidade.”

    Como lidar: “Para superar esse sentimento, é necessário reconhecer a impermanência das coisas sem deixar de seguir o fluxo. A energia Pisciana é renovada quando encontra redes de apoio para construir estruturas acolhedoras e confiáveis em sua vida.”

    Como cada signo lida com a culpa: Áries

    Ram Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “Por ter um comportamento dinâmico naturalmente, os arianos podem entrar na defensiva no momento que realmente é necessário sua participação e por muitas vezes, é possível sentirem culpa do quanto querem ser importantes em determinadas situações.”

    Como lidar: “Seguindo pelo arquetípico de Áries, muito desses comportamentos precipitados se dão por suas inquietações internas. É importante reconhecer que é natural que às vezes seremos tão dominados por nossas próprias emoções que não podemos ser tão ‘racionais’ quanto gostaríamos e que é possível lidar bem com toda essa intensidade particular.”

    Touro

    Taurus Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “A galera Taurina precisa se sentir segura e estável. Entendemos que muito disso é conquistado através dos ganhos materiais e exatamente pela possibilidade de confundir essa busca pelo conforto e segurança com ambições descabidas que a culpa pelos seus próprios desejos pessoais pode surgir.”

    Como lidar: “A necessidade de controle é outro fator determinante e a falta dele pode remeter a esse sentimento de pesar. Quem tem o signo de Touro predominante no mapa, precisa se sentir mais no controle da vida, com mais noção de para onde está indo. Quando essa energia é direcionada para estabilizar a vida, ela consegue ser realizada.”

    Gêmeos

    Gemini Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “Falando da galera de Gêmeos, o sentimento pode surgir de seus descuidos em relação a conversas mal-encaminhadas. Se sentir o participante de um telefone sem fio da vida não é um dos melhores sentimentos do mundo.”

    Como lidar: “É necessário se ter a compreensão que nem tudo é congruente na vida, e que às vezes só precisamos encontrar maneiras de estabilizar a mente novamente para seguirmos com as experiências.”

    Como cada signo lida com a culpa: Câncer 

    Cancer Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “Câncer é o signo das emoções e dos sentimentos mais íntimos e quem tem muita predominância desse signo no mapa, precisa entender que as relações afetivas no geral podem ser bem importantes. Para os cancerianos, o sentimento de culpa e vergonha vem quando é preciso expor as suas necessidades de segurança emocional para embarcar em qualquer situação.”

    Como lidar: “Uma dica é que em vez de se fechar em sua concha, seja possível validar o seu desejo de proximidade emocional e a capacidade de compartilhar de forma mútua, sua intimidade.”

    Leão 

    Leo Zodiac Symbol SCA/Getty Images

    “Quem é de Leão gosta de ser adorado e se sentir querido por onde passa. Seja no signo solar ou em alguma parte do seu mapa natal, a presença desse signo ativa o lado dramático dentro de todos nós. Acontece que a culpa sentida vem daquela sensação de ser consumido pelos dramas da sua própria vida.”

    Como lidar: “Aprender a fazer do amor próprio o auge da realização é a chave para se viver com mais alegria.”

    Continua após a publicidade
    Publicidade