Automassagem para aliviar a dor de cabeça e amenizar o stress

Especialistas indicam técnicas para cada situação e uma sessão para fazer ao fim do dia

Por Amanda Panteri - Atualizado em 24 ago 2020, 14h17 - Publicado em 21 jul 2020, 07h00

Da cama para a cadeira, para o sofá, para a cama novamente… É, a rotina atual é muito cruel com diversas partes do nosso corpo, não é mesmo? “Dores nas costas, nos músculos e na cabeça são alguns dos problemas físicos que surgiram durante a quarentena”, afirma o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, diretor clínico do ITC Vertebral, unidade de Guarulhos. Ele, que atualmente está atendendo por telemedicina, conta que as queixas dos incômodos aumentaram muito. E sempre indica a automassagem para aliviar. Ele deu dicas para diversas situações.

“A automassagem pode ser realizada em qualquer momento e lugar, sendo principalmente recomendada para pessoas que passam muito tempo sentadas ou que estão constantemente em situações que causam estresse.”

Bernardo Sampaio, fisioterapeuta

Automassagem para:

  • Os pés

“Com o polegar, massageie profundamente a sola dos pés, fazendo pequenos círculos no sentido horário. Depois, segure o dedão do pé entre os dedos e faça pequenos círculos ao longo do dedo, começando pela base e apertando levemente a ponta. Realize o mesmo movimento nos outros quatro dedos dos pés. Você pode fazer isso de 3 a 5 minutos.”

  • O rosto

“Esse tipo de automassagem é ideal para ser feita em qualquer horário do dia e traz benefício imediato. Antes de começar esfregue as mãos a fim de aquecê-las e depois coloque as palmas das mãos na testa, alisando-a para fora, uma mão após a outra.”

Aqui você confere um passo-a-passo para uma massagem facial que, além de relaxar, dá um efeito lifting imediato, deixando uma aparência rejuvenescida.

  • Pescoço e ombros

“Comece relaxando o lado que parece mais tenso. Segure totalmente o músculo do ombro e aperte-o algumas vezes com a palma da mão, deslocando a pressão da base do pescoço para a articulação do ombro. Depois repita novamente no outro ombro. Outro movimento que pode ser feito é levar as duas mãos atrás do pescoço fazendo movimentos como se estivesse esfregando algo, para frente e para trás.”

  • Dores nas costas

“Em uma cadeira com os pés apoiados no chão, endireite as costas. Após isso, coloque os polegares em cada lado do sacro, o osso que fica na parte inferior da coluna. Mova os dedos em pequenos movimentos circulares, subindo e descendo e então aplique pressão nos pontos que mais estiverem tensos. Pause e solte. Continue conforme necessário e lembre-se de respirar profundamente enquanto realiza a massagem.”

  • Aliviar o estresse

“Comece massageando lentamente o couro cabeludo com a ponta dos dedos, com movimentos para frente, para trás e para os lados. Após isso, massageie o rosto, fazendo uma série de pequenos círculos com os polegares. Dê uma atenção especial às têmporas, testa e aos músculos da mandíbula. Utilize os dedos do meio para massagear a ponta do nariz, passando pelas sobrancelhas até chegar  as têmporas. Por fim, feche os olhos e coloque as mãos sobre o rosto, inspire e expire tranquilamente por um curto período de tempo.”

  • Dor de cabeça

“Comece massageando as têmporas com os dedos ou as palmas das mãos, fazendo movimentos circulares no sentido anti-horário. Depois, coloque os polegares na base do crânio, atrás das orelhas e pressione toda a crista óssea até o centro. Por fim, incline a cabeça para frente, apoie-a com uma mão na testa, o cotovelo sendo colocado sobre uma mesa. Com a outra mão, pressione com suavemente a parte de trás do seu pescoço.

Continua após a publicidade

Automassagem: vídeo explicativo

Para entender melhor, a esteticista corporal há 10 anos Agatha França nos ensina uma sequência de automassagem que podemos fazer ao final do dia para diversas regiões do corpo de uma vez só:

[wpvideo i12W1HjO]

1 – Primeiro passo: pegue um creme ou óleo de massagem — o produto facilita o deslizamento;

2 – Sente-se em uma cadeira, apoiando a coluna, com os braços estendidos ao lado do corpo e feche os olhos;

3 – Respire profundamente e vá soltando o ar devagar, relaxando o corpo;

4 – Eleve as mãos até a parte de trás do seu pescoço (nuca). Vá deslizando e flexionando as pontas dos dedos em movimento circulares até os ombros.

5 – Massageie os ombros com os dedos, apertando suavemente para relaxar os músculos. Repita quantas vezes quiser;

6 – Coloque as mãos na cabeça e, com os pontas dos dedos, faça massagem em todo o couro cabeludo. Faça em uma intensidade que seja confortável para ativar a circulação sanguínea.

Continua após a publicidade
Publicidade