#Escapes: 4 atitudes para viver mais o “aqui e agora”

A colunista Cacá Filippini mostra como desfrutar das coisas simples da vida mesmo nos dias mais corridos

Por Cacá Filippini - 11 Maio 2018, 19h03

Quando foi a última vez que você comentou com alguém que o tempo está voando? Que se sentou para tomar um café e botar o papo em dia com aquela amiga que não vê há tempos? Resgate na memória o dia em que parou para, simplesmente, tomar uma água de coco e contemplar a natureza. Não consegue se lembrar da data?

Talvez você esteja precisando viver mais o “aqui e agora” – mesmo que os dias sejam tomados por compromissos e afazeres em casa, no trabalho… Eu sempre recorro à meditação, mas há outras táticas que ajudam a diminuir a ansiedade sobre o futuro ou a tendência de ficar remoendo o passado.

Experimente estabelecer, dia a dia, quais são seus objetivos. Ao listar suas prioridades do que fazer HOJE, certamente estará vivendo com maior intensidade e menos tensão.

Cacá Filippini em varanda com vista para a cidade
Mesmo na cidade grande, é possível parar, tomar um ar e observar Arquivo pessoal/Arquivo pessoal

A seguir, compartilho outras estratégias que funcionam:

1. Preste atenção em você

Seu momento #escape pode estar em situações simples, como ao lavar as mãos, tomar banho, caminhar para o trabalho ou comer aquela comidinha gostosa que preparou para o jantar. Observe sua respiração e sua postura ao andar e sentar; sinta o fluxo sanguíneo em seu corpo; foque no gosto daquilo que leva à boca, mastigue mais. Essas pequenas coisas vão tirar você do corre-corre do dia a dia e ajudá-la a relaxar, eu garanto!

Continua após a publicidade

2. Repare no mundo ao seu redor

Pare por cinco minutos, sem interferências tecnológicas, para observar o que cerca você. Ao tomar um simples cafezinho, deixe o celular de lado, deguste cada gole. Veja a decoração das paredes do lugar onde está, observe as pessoas sem julgamento, apenas pelo simples fato de estarem ali.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Pergunte-se por que você está sofrendo

Os problemas que tiram seu sossego estão num passado distante ou no futuro que ainda nem chegou? Questione-se sobre isso e procure resolver as pendências da melhor maneira possível – e lembre-se: você não é a Mulher Maravilha.

4. Conecte-se com a natureza

Cacá Filippini na montanha
Arquivo pessoal/Arquivo pessoal

Sabe aquela sensação do vento batendo no rosto? O sol aquecendo sua pele? Aproveite esses instantes, que podem ser vividos todos os dias e em qualquer lugar. Não, você não precisa esperar vencer suas próximas férias para desfrutar das coisas simples.

Experimente novos #escapes, faça menos do mesmo e até a próxima semana!

Continua após a publicidade
Publicidade