10 dicas para não desistir da academia

Se você precisa de incentivo para não deixar de malhar, estes truques são essenciais

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 21 out 2024, 17h41 - Publicado em 2 jan 2018, 17h08
mulher executando exercício levantamento terra na academia
A variação é como o deadlift normal mas usando apenas uma perna como apoio // (Dan BEAL/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Agora é para valer: nada de colocar o despertador na soneca, deixar para o dia seguinte ou culpar a falta de tempo. Confira truques incríveis da psicóloga do esporte, Carla Di Piero, de São Paulo, para você parar de pagar a academia sem ir treinar:

1. Descubra o exercício que combina com você

via GIPHY

Escolha uma atividade de que você goste, tenha afinidade e que, acima de tudo, sinta prazer em praticar. Isso ajuda a persistir no exercício e conseguir os resultados que deseja.

2. Comece pelo básico

via GIPHY

No primeiro dia de academia, comece pelos exercícios mais simples e vá aumentando a dificuldade apenas quando você perceber que entrou na sua zona de conforto.

Continua após a publicidade

3. Coloque o exercício na sua agenda

via GIPHY

Eleja dias e horários fixos para se exercitar. A atividade física precisa de um tempo determinado (e espaço!) na sua agenda. Reserve esse momento para cuidar de si.

4. Estabeleça uma meta semanal

via GIPHY

Defina a frequência das aulas ou treinos como uma meta semanal. E, de acordo com o seu desempenho, procure se recompensar por ter cumprindo esse objetivo, de preferência fazendo algo prazeroso para você.

5.  Registre sua evolução

via GIPHY

Continua após a publicidade

Faça uma avaliação do seu desempenho: nos dias em que praticar alguma atividade, anote em um caderninho ou no celular uma nota de 0 a 10 – sendo que 0 é sinônimo de nenhum esforço e 10 o máximo de esforço possível. A partir disso, construa um quadro da sua evolução. Isso vai ajudar você a perceber até as pequenas mudanças.

6. Defina seus objetivos

via GIPHY

Antes de começar a treinar, estabeleça duas metas: uma de médio e outra de longo prazo. Depois, descreva o que você precisa fazer para alcançar cada uma delas e qual será a recompensa ao alcançá-las. Dessa forma, você consegue manter a motivação em alta e não perde o foco!

7. Coloque diversão na atividade

via GIPHY

Convidar amigos para treinar com você, ouvir as músicas de que mais gosta ou malhar ao lado de pessoas interessantes pode ser uma maneira divertida se exercitar. Além, é claro, de fazer o tempo passar mais rápido.

Continua após a publicidade

8. Ambiente é tudo!

via GIPHY

Escolha um lugar agradável, no qual você se sinta confortável, para treinar. Se suas ~migas~ estiverem junto, então, é uma ótima ideia para se estar ainda mais motivada.

9. Encontre um professor te inspire

via GIPHY

O profissional de educação física é a peça fundamental para garantir seu empenho. Além de supervisionar o treino, ele precisa ser uma pessoa em que você confie e considere uma companhia agradável.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

10. Compartilhe suas metas

via GIPHY

Se você contar seus objetivos para quem torce pelo seu sucesso, terá apoio nos momentos de preguiça. Essa é uma ótima fonte de motivação para retomar o foco.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.