CXWorx: novo treino de 30 minutos fortalece abdômen, glúteo e costas

Com apenas uma borracha e uma pequena anilha, você trabalha o core por inteiro e melhora seu desempenho em outros esportes

Esqueça as tradicionais aulas de localizada das academias, em que você costuma usar caneleiras enormes para fortalecer o bumbum e repete centenas de abdominais com a intenção de trincar a barriga. O CXWorx, da rede Bio Ritmo, traz uma nova proposta para trabalhar o core por inteiro – ou seja, além de pegar o abdômen, os exercícios também recrutam a musculatura do glúteo e das costas (lombar e grande dorsal).

São trinta minutos usando apenas uma rubberband (aquela borracha com uma alça em cada extremidade) e uma pequena anilha de 2 ou 5 quilos. “Não pode pensar muito para mudar de posição, hein?”, disse o professor Luiz Junior, logo no início da sessão. E assim seguimos pelos próximos seis blocos de exercícios, com sequências de abdominais, pranchas, quatro apoios e elevação de pernas e braços – sem interrupções. Uma das coisas das quais mais gostei da aula foi que as batidas da música combinam totalmente com os movimentos.

“Como não há pausa, sua musculatura chega à fadiga e recruta, inclusive, as fibras mais profundas”, explica Luiz. Eu, que estou mega-acostumada com exercícios funcionais, logo senti os ombros e a barriga “queimarem” com as pranchas repletas de varrições (abre-e-fecha das pernas e sobe-e-desce dos braços, por exemplo). “Aproveito essa aula para me preparar para o treino de força que faço em seguida”, conta Marcia Boscardin, aluna fiel da novidade.

GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo

Ela tem razão: uma vez que o core é ativado, a coluna fica mais alinhada e os ombros mais abertos, o que melhora a execução dos exercícios. “Você ganha amplitude e potência”, diz Luiz. “Até mesmo a corrida fica mais fácil, já que um abdômen fortalecido otimiza a ação dos músculos responsáveis pela respiração.”

No dia a dia, o resultado também é evidente. “Após quase um mês de aula, percebi que meus ombros estão menos curvados e minha postura está mais ereta”, diz Marcia Barboza, outra aluna fiel do CXWorx. Bônus: as articulações ficam mais bem protegidas, o que evita lesões. “Mesmo quem já usa cargas altas na musculação pode tirar proveito da borracha para acionar o glúteo de uma forma diferente”, explica Luiz.

Veja também

Testamos o CXWorx

“Participei de uma aula lotada em plena sexta-feira com greve dos caminhoneiros no país. Cheguei pensando que seria apenas uma sessão de abdominal com nome diferente mas, já na segunda música, lembre que o core vai muito além da barriga. Pisando com um pé na borracha e segurando suas extremidades com uma mão, a gente teve que fazer um meio círculo por cima da cabeça com os braços estendidos, o que ativou bastante os oblíquos. Só que, após as três séries de repetições, meus ombros também quase pediam arrego.

Daniela Bernardi na aula de CXWorx da Bio Ritmo

 (Bruna Rosa/Divulgação)

Realmente, não dá tempo para pensar muito entre um exercício e outro, o que é ótimo para levar a musculatura à fadiga. Para o glúteo, em vez de usar caneleira, prendemos o pé na alça da borracha, que garantiu uma certa resistência enquanto esticávamos a perna no quatro apoios. Já a anilha foi usada na hora dos abdominais e dos exercícios para grande dorsal. Assim como Marcia, eu também saí da sala com a sensação de que estava mais alongada e com uma postura mais bem sustentada.” Daniela Bernardi, editora de fitness.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s