“É melhor fazer exercício na máquina ou com pesos livres?”
Uma coisa é certa: repetir sempre os mesmos exercícios não gera estímulos para a evolução dos resultados
Na hora de treinar na academia, sempre surge aquela dúvida: é melhor fazer os exercícios na máquina ou com pesos livres?
Quem responde a dúvida fitness da nossa leitora Bruna Mendonça é o top personal Rafael Lund, mestre em ciência do esporte e o responsável por esculpir o corpo de famosas como Deborah Secco e Flávia Alessandra.
É MELHOR TREINAR COM MÁQUINA OU PESOS LIVRES?
“Cada um tem a sua vantagem. Com os aparelhos de musculação, conseguimos usar mais carga. Já com pesos livres, como halteres e barras, outras habilidades também entram no jogo – é o caso do equilíbrio e da coordenação.
Leia mais: Mantenha-se ativa mesmo enquanto se recupera de uma lesão
Com isso, você melhora o funcionamento do corpo de uma forma mais funcional, já que os movimentos se aproximam aos do dia a dia. Até dá para ter um treino longe das máquinas, mas jamais exclusivamente com elas. No final, o ideal é sempre combinar um pouco dos dois para ter um trabalho completo.
Lembre-se: repetir sempre os mesmos exercícios não gera estímulos para a evolução dos resultados. Periodicamente, troque, por exemplo, o agachamento pelo leg press ou a chest press pela flexão, e vice-versa”, diz.
O QUE É PESO LIVRE?
Os pesos livres são aqueles que podem ser movidos livremente na academia, sem precisar de uma máquina, como os halteres, barras, anilhas, tornozeleiras, cabos, pulleys, med e fit balls e kettlebells.
Já as máquinas, ou aparelhos, são os equipamentos que direcionam o movimento e permitem a mobilidade somente em duas dimensões. Elas são muito usadas para exerícios de músculos isolados. Algumas máquinas da academia são: crucifixo, supino, leg press, smith, cadeira extensora e mesa flexora.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=m1bqSWYj4hQ%5D
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA