No ar: 4 vantagens de apostar em treinos com tecido suspenso

Eles invadiram as aulas fitness para desafiar seu equilíbrio, fortalecer seu abdômen e garantir ainda mais diversão à sua sessão de suor

Parece que 2017 é o ano das modalidades aéreas: a ioga, o pilates e até o balé ganharam versões suspensas que dão uma nova cara à aula. Apoiada (ou mesmo pendurada) no tecido, você aciona seu core o tempo todo. “Não tem como enganar! Se não contrair a musculatura, você perde a estabilidade e o exercício não sai”, diz a fisioterapeuta Marjorie Filellini, criadora do Ballet en L’air, lançamento do estúdio Anacã, em São Paulo.

Confira: 6 modalidades com tecido suspenso que trabalham core e equilíbrio

Do pliê nas alturas à invertida sustentada apenas pelo pano, os movimentos promovem diversos benefícios para mente e corpo, como tônus, alongamento e relaxamento. A fim de deixar tudo lá em cima? Claro que sim! A seguir, quatro motivos para você experimentar essa tendência fitness que vem mudando aquela ideia de que precisamos sofrer na hora da malhação.

1. Dificulta os exercícios

Mesmo que você consiga agachar 50 vezes, executar o mesmo movimento com os pés no tecido é bem mais desafiador. “A superfície instável obriga sua musculatura a entrar em ação na hora, principalmente a do core”, diz a educadora física Audrea Lara, que desenvolveu o Ballet Pilates.

Se a flexão de braços estiver moleza, coloque os pés no tecido para aumentar a inclinação e a exigência.
 O resultado é um shape desenhado – hipertrofia não é o objetivo. “Ainda 
dá para queimar centenas de calorias”, garante Vanessa Alves, de Sorocaba (SP), idealizadora do Suspensus.

2. Ou pode torná-los
 mais fáceis

Ainda é iniciante nesse mundo fitness? “Quem tem pouco equilíbrio ou alongamento consegue usar o tecido como suporte em movimentos que, até então, eram impossíveis”, diz Luiz Antonio Ribeiro, professor de Balance Yoga, nova aula da rede de academias BodyTech.

O acessório permite aumentar a amplitude de uma postura, como a do dançarino real (em que você segura o pé atrás da cabeça, formando um arco com a perna), ou de fazer um exercício unilateral.

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3. Oferece um combo de benefícios

Imagine estar de ponta-cabeça e ter que passar o braço direito por trás da perna esquerda. Fez nó? “Quando estamos suspensas, as referências mudam. Por isso, coordenação e consciência corporal precisam estar afiadas”, explica Thabata Agarelli, professora de circo da academia Companhia Athletica, em São Paulo.

A necessidade de permanecer concentrada o tempo todo ajuda a esquecer as preocupações do dia a dia. E não é só isso: estar pendurada também descomprime as
 vértebras e alonga. “O contato com o tecido faz uma liberação miofascial – solta os pontos de tensão dos músculos e alivia as dores articulares”, diz Letícia Marchetto, criadora do Ballet Fly. E, como as modalidades têm pouco impacto, joelhos, tornozelos e quadris ficam mais seguros. #SóVejoVantagem

4. É megadivertido e relaxa

Tecidos supercoloridos, exercícios ao ritmo da música, pequenos desafios superados… Todo cenário faz com que você saia da aula com a sensação de que acabou de brincar (mas com aquela exaustão pós-treino). “Você ganha condicionamento físico enquanto se diverte. Quebro uma nova barreira a cada dia e já percebo diferença na minha musculatura e na minha postura”, conta a tatuadora Viviane Castelo Branco, 39 anos, aluna de Ballet en L’air há quatro meses.

Ao final de todas as sessões, os professores ainda costumam reservar um momento para relaxamento –
 vale balançar no tecido ou repousar nele, como se estivesse em um casulo. Ah! Aproveite para tirar fotos divertidas também.

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