Olimpíada de Inverno: conheça as regras do curling

Modalidade não é popular no Brasil, mas está entre as que mais despertam curiosidade durante os Jogos de Inverno

Por Camila Junqueira, Luiza Monteiro - 19 fev 2018, 19h18

Em todas as edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, um dos esportes que mais chama atenção do público é o curling. Quem não conhece pode achar que a modalidade consiste simplesmente em lançar pedras de granito em uma pista de gelo, na qual os atletas de cada equipe usam uma vassoura para fazer com que o objeto deslize mais rápido e melhor. Mas é muito mais do que isso.

Ganha quem tiver as pedras mais próximas a um grande alvo marcado no chão. Pode parecer simples, mas é preciso muita técnica e estratégia para vencer a partida.

O curling é jogado desde o século XVI, mas está longe de ser uma prática popular no Brasil. Embora seja regulamentado pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), nossos atletas treinam no Canadá, e nós ainda não temos um time federado para competir na Olimpíada.

Mesmo assim, o esporte foi o mais buscado entre modalidades de inverno no Google por brasileiros, no período de 1º a 8 de fevereiro de 2018. O motivo, é claro, são as Olimpíadas que acontecem em PyeongChang, na Coreia do Sul.

Quer saber mais? Veja o que está por trás da modalidade.

Regras do curling

Jogadora Nina Roth, do time de curling dos Estados Unidos. Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Pra jogar curling são necessários vários equipamentos. Além das pedras de granito – que pesam entre 17 e 20 kg e são perfeitamente lisas -, os times também usam vassouras, usadas para aumentar a velocidade dos objetos no gelo e mudar as direções delas em quadra. Sapatos específicos são essenciais, já que permitem aos atletas deslizar na pista.

Cada equipe possui oito pedras, que são diferenciadas pela cor de uma alça na parte de cima. Nas categorias Masculino e Feminino, as partidas são disputadas por dois times com quatro jogadores cada; já na categoria Mista, as equipe contam com dois jogadores, sendo uma mulher e um homem.

Continua após a publicidade

No time, há o lançador, responsável por jogar a pedra na pista de gelo, e os Sweepers, também conhecidos como varredores, que alteram o trajeto dos objetos.

Objetivos

Curling
A vassoura é capaz de mudar a direção da pedra para ficar mais perto do alvo. Superinteressante/Reprodução

A pista possui 45 metros de comprimento e 5 metros de largura e é feita de gelo natural. O alvo, também chamado de casa, é marcado com quatro anéis, e ganha a equipe que levar a pedra o mais perto possível do centro. De acordo com a Revista Superinteressante, não existem pistas apropriadas no Brasil, já que os atletas acabam se dedicando ao esporte em países que já têm a estrutura.

As partidas são divididas em 10 rodadas (ends), nas quais cada jogador de cada equipe pode lançar duas pedras. Após cada end, somam-se os pontos da equipe, que variam de acordo com a posição das pedras no alvo. No final da décima rodada, quem tiver o maior número de pontos na soma geral é o vencedor.

Formas de lançamento e pontuação

Curling Suécia
Time de curling da Suécia, nos Jogos Olímpicos de Inverno 2018. Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Existem algumas formas de lançar a pedra na pista. Não é preciso de força, já que o objeto desliza com facilidade, mas a tática nessa etapa do jogo é fundamental. As estratégias mais conhecidas são:

  • Draw: lançamento simples, em que a pedra vai na direção do alvo.
  • Takeout: lançamento para tirar uma pedra adversária do alvo.
  • Guard: pedra lançada para proteger outra, fazendo uma barreira.

Após o lançamento, os Sweepers varrem o gelo à frente das pedras. Quanto mais força é colocada na vassoura, mais dá para direcionar o objeto, aumentando a velocidade ou desviando seu caminho.

A pontuação depende da posição da pedra de cada equipe no alvo, como explica a imagem abaixo:

Pontuação do Curling
Algumas formas de pontuação, de acordo com a posição das pedras no alvo Confederação Brasileira de Desportos no Gelo/Reprodução

 

Continua após a publicidade
Publicidade