Continua após publicidade

Sabia que a atividade física pode ajudar você a aprender idiomas?

Seus treinos acabaram de ficar ainda mais valorizados!

Por Da Redação
Atualizado em 21 out 2024, 17h35 - Publicado em 17 ago 2017, 19h45
 (nd3000/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Aprender uma língua nova é desafiador. Mas o processo pode ser aliviado se você faz exercícios físicos durante a aprendizagem, sabia? Um novo estudo informa que malhar durante uma aula de línguas amplifica a habilidade das pessoas para memorizar, reter e entender o vocabulário recém-apresentado. Mais um motivo para mexer o corpinho!

Nos últimos anos, uma grande quantidade de estudos em pessoas e animais mostrou que aprendemos de forma diferente se também praticamos exercícios. Testes em roedores de laboratório que tiveram acesso a rodas de corrida mostram que os animais criaram e mantiveram memórias melhores do que aqueles sedentários, por exemplo.

Mais: uma pesquisa feita de Universidade do Texas, nos Estados Unidos, também sugeriu que alunos em boa forma física apresentam melhores resultados acadêmicos.

Muitos cientistas suspeitam que o exercício altere a biologia do cérebro, tornando-o mais maleável e receptivo a novas informações, um processo chamado de plasticidade. No entanto, ainda não há respostas certas sobre quais tipos de exercício são melhores para o aprendizado, quanto é necessário e em qual momento.

Veja também: Fazer exercícios reduz a vontade por itens gordurosos, diz estudo

Para um recorte mais específico, pesquisadores da China e da Itália focaram na aprendizagem de novas línguas para adultos em estudo publicado recentemente no PLOS One. Para ver quais efeitos o exercício pode ter sobre o processo, os pesquisadores recrutaram 40 homens e mulheres chineses que estavam aprendendo inglês. 

Continua após a publicidade

Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro continuou a aprender inglês como antes, focando em sessões de memorização, enquanto os outros complementaram as sessões com exercício.

Os estudantes que andaram de bicicleta em um ritmo suave (cerca de 60% da capacidade aeróbica máxima), começando 20 minutos antes do início das lições e continuando por mais 15 minutos depois, obtiveram melhor desempenho nos testes de vocabulário e melhor memória dos novos aprendizados.

Embora ainda não haja testes feitos com outros exercícios e que acompanhem pessoas por mais tempo, já estamos valorizando ainda mais nossos treinos!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.