No ar: 4 benefícios de apostar no treino com tecido suspenso
Ele invadiu as aulas fitness para desafiar seu equilíbrio, fortalecer seu abdômen e garantir ainda mais diversão à sua sessão de suor
Parece que 2017 é o ano das modalidades aéreas: a ioga, o pilates e até o balé ganharam versões suspensas que dão uma nova cara à aula. Apoiada (ou mesmo pendurada) no tecido suspenso, você aciona seu core em todo o tempo do treino. “Não tem como enganar! Se não contrair a musculatura, você perde a estabilidade e o exercício não sai”, diz a fisioterapeuta Marjorie Filellini, criadora do Ballet en L’air, lançamento do estúdio Anacã, em São Paulo.
Confira: 6 modalidades com tecido suspenso que trabalham core e equilíbrio
Do pliê nas alturas à invertida sustentada apenas pelo pano, os movimentos promovem diversos benefícios para mente e corpo, como tônus, alongamento e relaxamento. A fim de deixar tudo lá em cima? Claro que sim! A seguir, quatro motivos para você experimentar essa tendência fitness que vem mudando aquela ideia de que precisamos sofrer na hora da malhação.
4 BENEFÍCIOS DO TREINO COM TECIDO SUSPENSO
1. Dificulta os exercícios
Mesmo que você consiga agachar 50 vezes, executar o mesmo movimento com os pés no tecido é bem mais desafiador. “A superfície instável obriga sua musculatura a entrar em ação na hora, principalmente a do core”, diz a educadora física Audrea Lara, que desenvolveu o Ballet Pilates.
Se a flexão de braços estiver moleza, coloque os pés no tecido para aumentar a inclinação e a exigência. O resultado é um shape desenhado – hipertrofia não é o objetivo. “Ainda dá para queimar centenas de calorias”, garante Vanessa Alves, de Sorocaba (SP), idealizadora do Suspensus.
2. Ou pode torná-los mais fáceis
Ainda é iniciante nesse mundo fitness? “Quem tem pouco equilíbrio ou alongamento consegue usar o tecido como suporte em movimentos que, até então, eram impossíveis”, diz Luiz Antonio Ribeiro, professor de Balance Yoga, nova aula da rede de academias BodyTech.
O acessório permite aumentar a amplitude de uma postura, como a do dançarino real (em que você segura o pé atrás da cabeça, formando um arco com a perna), ou de fazer um exercício unilateral.
Leia mais: Transforme sua rotina fitness com o novo GymPass BOA FORMA
3. Oferece um combo de vantagens
Imagine estar de ponta-cabeça e ter que passar o braço direito por trás da perna esquerda. Fez nó? “Quando estamos suspensas, as referências mudam. Por isso, coordenação e consciência corporal precisam estar afiadas”, explica Thabata Agarelli, professora de circo da academia Companhia Athletica, em São Paulo.
A necessidade de permanecer concentrada o tempo todo ajuda a esquecer as preocupações do dia a dia. E não é só isso: estar pendurada também descomprime as vértebras e alonga. “O contato com o tecido faz uma liberação miofascial – solta os pontos de tensão dos músculos e alivia as dores articulares”, diz Letícia Marchetto, criadora do Ballet Fly. E, como as modalidades têm pouco impacto, joelhos, tornozelos e quadris ficam mais seguros. #SóVejoVantagem
4. É megadivertido e relaxa
Tecidos supercoloridos, exercícios ao ritmo da música, pequenos desafios superados… Todo cenário faz com que você saia da aula com a sensação de que acabou de brincar (mas com aquela exaustão pós-treino). “Você ganha condicionamento físico enquanto se diverte. Quebro uma nova barreira a cada dia e já percebo diferença na minha musculatura e na minha postura”, conta a tatuadora Viviane Castelo Branco, 39 anos, aluna de Ballet en L’air há quatro meses.
Ao final de todas as sessões, os professores ainda costumam reservar um momento para relaxamento – vale balançar no tecido ou repousar nele, como se estivesse em um casulo. Ah! Aproveite para tirar fotos divertidas também.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA