Treino no calor: 5 atividades físicas para aproveitar o sol
Quais são as atividades físicas recomendadas para a temporada mais quente do ano? Confira aqui sugestões de treino no calo
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 47% dos brasileiros adultos não chegam a praticar 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de exercícios moderados durante a semana, o que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a chegada do verão, contudo, muitas pessoas podem se sentir mais motivadas a se dedicar ao treino no calor. Isso porque o calor, além de nos deixar mais dispostos, pode potencializar os resultados.
Entretanto, é fundamental ter uma série de cuidados ao se movimentar durante a estação para que a saúde não seja colocada em risco.
De acordo com Alaíde Martins Marques Souza, educadora física e coordenadora técnica da Fit Anywhere, a hidratação é um dos aspectos que merece atenção na hora de executar exercícios físicos no verão, uma vez que o calor contribui para a transpiração, provocando a perda de líquidos.
No geral, a OMS indica que devem ser ingeridos, pelo menos, dois litros de água por dia, mas vale ressaltar que essa quantidade varia em função das características de cada indivíduo.
Quando for se movimentar ao ar livre nos dias de calor, é preciso se atentar aos horários. “Evite as horas mais quentes (12h-16h)”, alerta Alaíde. Durante a temporada, procure se exercitar no início da manhã, até às 10h, ou após às 16h.
Para se proteger da radiação solar e prevenir o surgimento de problemas na pele, como queimaduras e ardência, o uso do protetor solar é indispensável. “Vista roupas leves, claras e soltas”, acrescenta.
Segundo Alaíde Martins,” a exposição solar fora do horário de pico é uma excelente aliada para a suplementação da vitamina D“.
A educadora lista algumas atividades físicas que são excelentes alternativas para o verão.
Treino no calor: quais modalidades apostar
1
Treinos funcionais
Os treinos funcionais, que oferecem benefícios que vão desde o fortalecimento muscular até a melhora da flexibilidade, podem ser realizados em uma academia ou no parque.
Este treinamento consegue estimular diferentes partes do corpo e, por isso, trabalha o sistema cardiorrespiratório, o equilíbrio e a coordenação motora.
2Natação
Além de ser um esporte bem refrescante para os dias quentes, a natação promove o fortalecimento da musculatura do corpo em geral. Ela ainda é capaz de melhorar a saúde mental e de auxiliar no controle da glicose.
No ano de 2016, um estudo divulgado pela revista British Journal of Sports Medicine apontou que esta atividade física, quando praticada ao longo da vida, pode aumentar em 50% a longevidade.
3Pedalar
Que tal aproveitar o verão para descobrir novos lugares enquanto pedala? Além de ser uma ótima opção de lazer, o ciclismo melhora a resistência, traz bem-estar e contribui para o condicionamento físico.
Você sabia que uma hora de pedalada pode queimar até 500 calorias? Então, se o seu objetivo é o emagrecimento, a bicicleta pode ser sua grande aliada.
4Esportes com bola
Aproveite o solzão para reunir os amigos e a família e se divertirem com os esportes com bola, que podem ser praticados em uma parque, em uma praça ou no quintal da sua casa.
5Considerada uma atividade física aeróbica, a caminhada ao ar livre traz mais vantagens do que quando feita em uma esteira.
O contato com o ambiente externo gera estímulos que proporcionam a sensação de relaxamento e tornam a prática mais dinâmica.
Além disso, a resistência do vento, as subidas, descidas e as curvas demandam mais do corpo, o que colabora para o aumento do gasto calórico em até 15%.