Continua após publicidade

Frequência de treinos: 38% dos brasileiros fazem de 2 a 3 vezes na semana

Segundo a pesquisa, a frequência de treinos das pessoas no Brasil aumentou nos últimos anos. Confira qual é a quantidade indicada!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 27 ago 2023, 13h00 - Publicado em 24 ago 2023, 19h28

A prática regular de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar. Mas, para isso, é necessário manter uma boa frequência de treinos.

De acordo com uma pesquisa, 38% dos brasileiros treinam de duas a três vezes por semana –número que aumentou de alguns anos para cá. Saiba mais!

Frequência de treinos entre os brasileiros

O levantamento realizado pela Athletic revelou que 38% dos brasileiros fazem exercícios de duas a três vezes por semana

Com informações importantes sobre os hábitos das pessoas no Brasil em relação aos exercícios, bem como os principais motivos que os levam a aderir a essa prática, o estudo apontou que a porcentagem de praticantes de atividades físicas aumentou entre os anos de 2009 e 2020, chegando em 30,3%, em 2009, e 36,8% em 2020.

Continua após a publicidade

Os dados são do levantamento “Estimativas Sobre Frequência e Distribuição Sociodemográfica de Prática de Atividade Física nas Capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal” entre 2006 e 2020, do Ministério da Saúde.

Afinal, quantas vezes por semana é indicado se exercitar?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o indicado é que adultos pratiquem semanalmente de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa.

O objetivo desses dados é promover a saúde e o bem-estar, fornecendo uma orientação clara sobre a quantidade de exercícios necessários para colher os benefícios para o corpo e a mente.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a atividade física moderada vai de uma caminhada em velocidade rápida até uma aula de dança, uma sessão de elíptico ou uma pedalada leve de bike. Aqui, a intenção é aumentar a frequência cardíaca e a respiração.

Já as práticas intensas envolvem exercícios como corrida, natação vigorosa e ciclismo em alta velocidade, que elevam significativamente a frequência cardíaca e dificultam falar enquanto se exercita.

O importante é encontrar um equilíbrio e escolher atividades que se adequam ao estilo de vida e às preferências individuais.

Publicidade