Continua após publicidade

Levantamento terra x agachamento: qual é o melhor para inferiores?

Veja a diferença entre os dois

Por Larissa Serpa
25 jan 2023, 08h39
mulher fazendo levantamento terra / deadlift
Você pratica o levantamento terra? /  (Anastase Maragos/Reprodução)
Continua após publicidade

Quando se quer fortalecer os músculos inferiores do corpo, é comum surgir a seguinte dúvida: qual é melhor, agachamento ou levantamento terra?

A verdade é que ambos são ótimos exercícios para trabalhar os músculos das pernas de forma eficaz, mas em graus diferentes. Sendo assim, o movimento ideal dependerá de quais objetivos tiver e de seu condicionamento físico. 

Para saber qual é mais indicado, confira a seguir tudo sobre cada um deles!

O QUE É LEVANTAMENTO TERRA

Também chamado deadlift, o levantamento terra é um movimento que envolve o uso da cadeia posterior para levantar algo do chão até a altura da coxa, com o quadril para traz, core firme e coluna reta. 

Normalmente, as pessoas associam este exercício ao uso de barra, halteres ou kettlebells. Porém, ele realmente pode ser usado no dia a dia para pegar qualquer coisa que estiver no chão ou em um local mais baixo. 

Continua após a publicidade

BENEFÍCIOS DO LEVANTAMENTO TERRA

1

É um exercício de corpo inteiro

 

Ele realmente trabalha todos os músculos do corpo, incluindo posteriores da coxa, glúteos, panturrilhas, dorsais, trapézios, core, entre outros. 

O fortalecimento destes grupos, por sua vez, pode otimizar o desempenho em corrida e tiros, além de proteger as articulações do joelho, tornozelo e quadril. 

Continua após a publicidade

2

Ele ajuda a fortalecer o abdômen 

 

Um passo fundamental na execução do levantamento terra é contrair todos os músculos do abdômen, o que ajuda a proteger a coluna e manter as costas retas até o fim do movimento. 

Com isso, a região do core também acaba sendo beneficiada e fortalecida. 

3
Continua após a publicidade

Ajuda na composição corporal e metas de peso

 

A perda de peso não é foco de todos que fazem levantamento terra. Contudo, para quem tem essa meta, é bom saber que o deadlift realmente pode ajudar a alcançar essa meta ao ser associado com uma boa alimentação e hábitos saudáveis. 

Isso porque o envolvimento das fibras musculares é benéfico para qualquer pessoa que queira perder peso. Com tantas delas sendo ativadas, portanto, há um alto gasto metabólico, de acordo com o personal trainer Jake Harcoff

4

Deadlifts são bons para os ossos

 

Exercícios de resistência, como o levantamento terra, fortalecem mais do que apenas os músculos: eles também fazem bem para os ossos!

De acordo com um estudo publicado em 2014 no Journal of Family & Community Medicine, o levantamento de peso aumenta a densidade óssea de pessoas de 60 a 67 anos, inclusive aquelas que já têm osteoporose.  

Continua após a publicidade

Mesmo que você esteja longe dessa idade de aposentadoria, vale se beneficiar do fortalecimento dos ossos do levantamento terra, uma vez que, com o tempo, o treinamento de resistência pode preservar a perda óssea e até aumentar a densidade mineral óssea à medida que envelhece, segundo o jornal Endocrinology and Metabolism.

5

Ele é um movimento funcional

 

Exercícios funcionais são, na verdade, movimentos que fazemos normalmente em nossa vida cotidiana. 

Ao fazer o levantamento terra na academia, você ensina seu corpo a fazer da forma certa e segura um movimento com o quadril também fora dos treinos. Como resultado, é menos provável que você se machuque durante as atividades do dia-a-dia. 

Continua após a publicidade

O QUE SÃO AGACHAMENTOS

O agachamento é um movimento que envolve levar o quadril para trás, trabalhando, assim, quase todos os músculos do corpo.

A grande variedade de agachamentos também faz dele um exercício fácil de ser adicionado na rotina de treinos.

O tipo que você deve fazer, contudo, depende de seus benefícios específicos.

Além disso, os agachamentos podem ser feitos sem peso ou com barras, kettlebells, halteres, entre outros acessórios.

BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO

1

Melhora a força do corpo todo

O agachamento desenvolve massa e força muscular, em especial dos glúteos, quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas, core, quadril e dorsais. 

Se a variação que você está usando também envolve segurar carga, ele ainda incorpora a parte superior do corpo.

2

Agachamento pode aumentar seu metabolismo

O músculo é um tecido metabolicamente mais ativo em comparação com a gordura, o que significa que, ao construir massa muscular por meio de movimentos como agachamentos, você acumulará mais tecido metabolicamente ativo. 

Isso, por sua vez, significa que você queimará mais calorias ao longo do dia. 

3

Ele faz bem para os ossos

Como dito anteriormente, treinamento de resistência pode efetivamente fortalecer seus ossos, e no caso dos agachamentos não é diferente. 

Isso é muito importante porque, quando as pessoas envelhecem, elas correm um risco maior de fraturas ósseas. Sendo assim, alguns agachamentos agora podem ajudar a prevenir fraturas ósseas no futuro.

4

Ajuda a reduzir o risco de lesões

“O padrão de agachamento é um grande movimento fundamental visto na vida”, diz Sullivan. “Se você está sentado em sua mesa ou no banco do motorista em seu carro, você está sentado o dia todo.” Inferno, sempre que você for o número dois, você está sentado. Ao implementar o padrão de movimento do agachamento em seu plano de condicionamento físico, você reduz o risco de lesões ao fazer o movimento durante sua vida diária, diz ele.

5

Ele prepara o corpo para exercícios mais complexos.

O agachamento é uma ótima ponte para outros exercícios mais difíceis. Por esse motivo, é importante dominar a versão mais básica do movimento. 

QUAL EXERCÍCIO FAZER

Se você só tem halteres: agachamento

Embora ambos possam ser feitos com barras, kettlebells ou halteres, geralmente é mais fácil agachar com um haltere do que fazer levantamento terra com ele. O motivo: a base do haltere é mais baixa do que a alça de um kettlebell ou da barra de peso. Assim, as pessoas precisam explorar uma maior amplitude de movimento.

Se você deseja construir uma cadeia posterior forte: deadlifts

Mais uma vez, ambos são exercícios de corpo inteiro. No entanto, o levantamento terra trabalha principalmente os músculos da parte de trás do corpo, enquanto o agachamento trabalha principalmente os músculos da parte da frente. 

Portanto, se o seu foco principal é melhorar a força geral dos isquiotibiais, glúteos ou panturrilhas, priorize os levantamentos terra.

Se você tem dor no joelho: agachamento

Cada pessoa precisa de exercícios de reabilitação diferentes com base na qualidade, localização e intensidade de sua dor. Por isso, se você estiver sentindo dor no joelho, trabalhe com um fisioterapeuta antes de tentar lidar com a dor por conta própria com treinamento de força

Dito isto, normalmente o agachamento é a melhor opção para quem tem dor no joelho, pois trabalha mais o quadríceps, que é o grupo muscular que ajuda a sustentar a articulação.

Se você quer prevenir dores lombares: deadlift

Para quem já sofre com dores nas costas, o levantamento terra pode ser útil ou prejudicial, dependendo da causa. 

No entanto, feito com técnica adequada e uma quantidade certa de peso, o levantamento terra tem maior probabilidade de reduzir o risco de dor lombar, pois exige que você prepare seu core.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.