Treino de abdômen sem prancha ou abdominais

Enjoada de fazer os mesmos exercícios para a região? Então, vale testar esta sequência

Por Giovana Santos Atualizado em 1 nov 2021, 13h48 - Publicado em 25 nov 2021, 13h47

A gente usa o nosso abdômen em diversos momentos do dia a dia. Um simples agachar para pegar algo que caiu no chão ou uma corridinha no parque, por exemplo, exigem da região. É por isso que é tão importante trabalhar os músculos do local “Os melhores exercícios para isso são aqueles específicos, como os abdominais tradicionais. Eles ajudam a evitar lesões, a estabilizar a postura, a ter mais consciência corporal e a garantir mais qualidade em outros treinos”, explica a personal trainer Amanda Biuger.

Isso acontece, segundo ela, porque durante a prática de movimentos como o afundo e o agachamento, por exemplo, é essencial que a coluna esteja ereta para proteger as costas e recrutar os músculos corretos. E quem garante tudo isso? Um abdômen forte, é claro.

O problema é que às vezes cansa fazer o mesmo treino, não é mesmo? Mas aqui vai uma boa notícia: dá para adaptar a sessão e deixá-la mais dinâmica! Quer ver como? Confira:

Treino de abdômen sem prancha ou abdominais

Canivete alternado

Canivete alternado
BOA FORMA/BOA FORMA

Deite-se de barriga para cima com as pernas e os braços esticados. Traga as duas pernas e os dois braços em direção ao teto. Inicie abaixando uma das pernas e os dois braços ao mesmo tempo. Retorne e faça com a outra perna. Repita.

Continua após a publicidade

Oblíquos em pé

treino de abdômen
MART PRODUCTION/Pexels

Fique em pé, com os dois pés abertos na largura do quadril e as duas mãos atrás da cabeça. Traga um dos joelhos em direção ao peito e o cotovelo do mesmo lado encosta no joelho. Retorne e faça do outro lado.

Pés no ar

Abdômen
BOA FORMA/BOA FORMA

Deite-se de barriga para cima, com os joelhos dobrados (formando ângulos de 90°) e os dois braços esticados em direção ao teto. Vá esticando uma das pernas e leve-a em direção ao chão até quase encostar (enquanto faz o mesmo com o braço oposto). Retorne.

Afundo com torção

Treino para abdômen
Mariana Cagnin/BOA FORMA

Comece em pé. Realize um afundo: jogue uma perna para trás e agache, formando ângulos de 90° com os joelhos. Na hora de retornar, levante e suba o joelho de trás em direção ao peito, enquanto gira o tronco para o lado oposto. Repita trocando os lados.

Continua após a publicidade

Publicidade