Comeu muito açúcar? 4 práticas que ajudam a contornar a situação

Em vez de se sentir culpada, tome as rédeas da situação e pratique essas atitudes para minimizar o estrago

1. Consuma fibras e proteínas

Esses são dois elementos capazes de salvar a pátria, já que diminuem o ritmo de absorção do açúcar no sangue. “Isso evita a queda brusca de glicose, processo que desperta a compulsão por mais doces”, explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e esportiva de São Paulo. Maçã, ovos cozidos, pistache, grão-de-bico e vegetais são ótimas opções para consumir logo após a jacada.

2. Pratique atividades leves

O stress é um dos fatores que fazem com que a absorção de açúcar no sangue aconteça mais rapidamente. Tenha como aliados exercícios de baixa intensidade, como a ioga, que controlam o nervosismo e melhoram a digestão de carboidratos. “A atividade deve ser praticada imediatamente após a alta ingestão de açúcar”, sugere Gabriela.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Coma probióticos

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, revelou que as bactérias ruins da flora intestinal se alimentam de açúcar e acabam prejudicando nossas funções cognitivas. Por isso, na próxima vez em que exagerar nos doces, busque o equilíbrio nas bactérias boas, encontradas em alimentos probióticos – caso do iogurte, do kefir e da kombucha.

Veja também

4. Prepare a próxima refeição

Não tem jeito: quanto mais doce você come, maior a vontade de continuar abusando do açúcar. Uma boa estratégia é ter sempre por perto snacks que não levam o ingrediente ou já ter adiantada a próxima refeição. Se perceber que perdeu a mão durante o almoço, assim que possível comece a preparar uma refeição saudável para o jantar. Desse modo, quando a fome bater novamente, você terá uma opção mais leve e nutritiva do que aquele pedaço de bolo que está na geladeira ou do que a sobremesa que vem de brinde no delivery.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s