Iogurte: por que incluí-lo no café da manhã pode ser bom pra você?

Além de versátil -- dá para comer de várias maneiras diferentes -- o iogurte é nutritivo e traz várias benefícios.

Você sabe que o café da manhã é uma das principais refeições do dia. Mas, muitas vezes, acaba tendo que comer qualquer coisa rapidinho por falta de tempo, certo? O iogurte é uma opção nutritiva, saudável e zero trabalhosa para esses momentos.

Sozinho ou com a adição de frutas ou cereais, ele pode turbinar essa primeira refeição do dia sem comprometer seu horário e, principalmente, sem atrapalhar suas escolhas saudáveis. Porque, verdade seja dita, na pressa a gente acaba fazendo as escolhas mais calóricas ou nutricionalmente pobres. Agora, se você tem alergia ao leite ou é intolerante à lactose, um iogurte à base de leite não funciona muito bem com seu sistema digestivo. Felizmente, há uma enorme variedade de opções baseadas em plantas que podem ser adequadas para suas necessidades e gostos.

E, sabe por que vale a pena começar o dia com um iogurte ou colocá-lo no lanchinho da tarde? Os especialistas explicam:

1. Dá saciedade

O iogurte é rico em proteínas e gorduras saudáveis, o que o torna um café da manhã ou lanche muito rico nutricionalmente. Um estudo descobriu que consumir um iogurte grego rico em proteínas como lanche da tarde resultou em menos fome, aumento da saciedade e atrasou a ânsia pelo jantar. Então, já sabe: bateu aquela fominha e você precisar comer algo rápido? O iogurte é uma opção bem saudável.

Mulher comendo iogurte

 (nensuria/Thinkstock/Getty Images)

2. Ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2

Outra pesquisa mostrou que o iogurte pode desempenhar um papel importante na prevenção do diabetes tipo 2. É que ele possui bactérias do ácido lático, que podem afetar positivamente a microbiota intestinal, atuando na redução da variabilidade glicêmica. Ou seja, pode ajudar a reduzir oscilações nos níveis de açúcar no sangue de uma pessoa.

3. É bom para a saúde dos ossos

O iogurte ainda entrega uma boa quantidade de cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos, ajudando a proteger contra a osteoporose. O cálcio ainda é muito importante para a contração vascular, função e força muscular, transmissão nervosa e sinalização celular.

4. Faz bem para o coração

Um estudo descobriu que o consumo regular de produtos lácteos fermentados como o iogurte (cerca de duas porções por semana), a longo prazo, pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial.

saude-do-intestino

 (therpsihora/Thinkstock/Getty Images)

5. Faz bem para o intestino

O iogurte, especificamente do tipo lácteo, é rico em probióticos, que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a saúde digestiva, já que mantém os níveis de bactérias boas no intestino. Essas bactérias boas, inclusive, ajudam na quebra na lactose, melhorando os sintomas da síndrome do intestino irritável.

MAS EXISTEM IOGURTES E IOGURTES

 É só dar uma rápida passadinha pelo corredor de laticínios do supermercado para ver a quantidade de opções de iogurtes. Para fazer uma compra realmente saudável, veja o que os nutricionistas recomendam:

Prefira os de baixo – ou nenhum — açúcar

Como em todos os alimentos, é uma boa ideia ficar de olho no teor de açúcar. Embora o iogurte contenha naturalmente de seis a oito gramas de açúcar por pote, o ideal é optar por versões sem sabor ou o mais simples. Assim é possível reduzir os açúcares adicionados, geralmente incluídos em variedades aromatizadas. Na hora de comer, aí você adiciona suas coberturas e frutas para dar sabor, doçura e fibra.

Priorize os probióticos

Fique de olho em embalagens que sinalizem que contêm culturas ativas para colher os maiores benefícios. São essas as bactérias que podem melhorar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável e ajudar na flora intestinal

Low fat ou normal?

Se você não está passando por nenhum processo de redução de gordura na alimentação, não há escolha certa ou errada quando se trata de iogurtes com pouca ou baixo teor de gordura. Escolha o que é melhor para você. E o que escolher, lembre-se que moderação é essencial em tudo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Camila Nunes

    Dieta ideal para se perder peso
    https://dietadaboaforma.com/dieta-low-carb/

    Curtir