Sobrou comida da ceia? Como reaproveitar os alimentos de maneira saudável

As proteínas podem virar recheios de tortas e salgados. Veja as receitas

Por Amanda Panteri Atualizado em 2 jan 2020, 10h15 - Publicado em 2 jan 2020, 09h15

As festas de fim de ano geralmente são combinadas com ceias que mais parecem um banquete. É natural, então, que geralmente sobre muita comida no dia seguinte. O problema é que, às vezes, ficar repetindo os mesmos pratos durante três, quatro ou até cinco refeições enjoa – e pode não ser muito saudável. Mas então como reaproveitar toda a comilança de um jeito mais saboroso e seguro? Fomos perguntar para a nutricionista Gabriela Cilla, da Clínica NutriCilla. 

  • Até quanto tempo a gente pode consumir os alimentos das ceias? 

    De acordo com Gabriela, o ideal é prestar atenção no tipo de prato preparado. Aqueles que contém molho não devem passar dos 3 dias na geladeira. “Eles provavelmente ficaram expostos na virada da noite para o dia à temperatura ambiente. Isso é muito tempo, e pode causar a contaminação do alimento”, diz. 

    Mesmo se a refeição não contiver molho, vale a pena prestar atenção. Se seu aspecto ou cor sofrer alguma alteração, nem pense em colocar na boca. “Carnes, saladas e preparações como o arroz podem ser servidos nesse tempo limite”, explica. 

    Como guardar esses alimentos? 

    Os recipientes de vidro são os melhores, principalmente se eles tiverem tampas, forem bem fechados e não permitirem o contato com outros alimentos. Caso o pote não tenha tampa, a melhor saída é cobrir tudo com aquele plástico filme. Papel alumínio pode ser usado sobre pratos e travessas. 

    Vale congelar para consumir depois? 

    Sim, desde que você não tenha “requentado” o alimento nenhuma vez. Portanto, se for congelar, já sabe: direto da mesa para o congelador. 

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    Como deixar as sobras mais saudáveis?

    Gabriela explica que o segredo é prestar atenção na quantidade. Ou seja, se você comeu uma massa com carne bem gordurosa na ceia, vale congelar o carboidrato e repetir a proteína (em menor quantidade) com uma saladinha ou legumes assados

    “Os molhos e massas podem ser trocados por requeijão light ou creme de ricota e massas integrais. Dessa forma, a preparação se torna mais saudável e com um teor calórico menor.

    As sobremesas podem ser trocadas por frutas com adoçantes de base natural (como xilitol) ou mel. 

  • Opções de receitas para “reciclar” as refeições

    Por que não usar o Chester ou pernil que sobrou para fazer tortas ou até salgadinhos deliciosos? Veja duas alternativas, uma com batata-doce e outra low carb: 

    Coxinha de frango com batata-doce

    Coxinha de frango com batata-doce
    Gabi Castejon/BOA FORMA

    Torta de frango low carb

    Torta de frango
    Taiftin/Thinkstock/Getty Images

    Bônus: 3 receitas mais saudáveis para o fim do ano

    Três sobremesas mais saudáveis se você não quer exagerar nas comemorações:

    Bolo de iogurte com canela 

    Divulgação/Divulgação

    Petit Gateau de tapioca 

    Divulgação/Divulgação

    Rabanada low carb

    divulgação/Divulgação
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